Valor retirado por estrangeiros da Bolsa brasileira é o maior em nove anos
Bolsa registrou saldo negativo entre entradas e saídas em somente três anos desde 2016: resultado pode estar ligado a instabilidade política
De acordo com levantamento feito pela Elos Ayta e divulgado nesta sexta-feira (3), o valor retirado por investidores estrangeiros da B3, a Bolsa de Valores brasileira, em 2024 foi o maior em nove anos: R$ 24,2 bilhões.
O estudo começou a ser feito em 2016 e, desde então, o saldo que leva em conta a entrada de investimentos e a saída de recursos só ficou negativo em três ocasiões: 2018, 2019 e 2024. Nos demais anos, o saldo foi amplamente positivo.
O melhor ano foi 2022, quando começaram a cair as medidas de isolamento social relacionadas à pandemia da Covid-19. Como a circulação de pessoas voltou à normalidade, a economia recuperou o ciclo de crescimento.
‘Leitura’ da Bolsa
“Momentos de maior entrada de capital costumam ser associados à recuperação econômica, à estabilidade política e à confiança no ambiente regulatório. Por outro lado, as saídas recordes, como as de 2024, podem refletir um cenário de incertezas que afetam a percepção de investidores externos”, afirma Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, ao G1.
Rivero destaca que o fluxo de recursos estrangeiros é, também, um “termômetro da atratividade do mercado brasileiro no mercado internacional” e que o desempenho da B3 mostra a temperatura da “saúde econômica e política do Brasil”.