TAXAÇÃO

“Vamos acabar trabalhando no vermelho”, diz Aprocana sobre taxa de Caiado para o agro

Secretário da Associação dos Fornecedores de Cana de Goiás (Aprocana-GO), Joaquim Sardinha diz que a…

Secretário da Associação dos Fornecedores de Cana de Goiás (Aprocana-GO), Joaquim Sardinha diz que a taxa de Ronaldo Caiado (União Brasil) para o agro é preocupante. “Vamos acabar trabalhando no vermelho”, diz para o Mais Goiás ao lembrar que ainda existem custos de maquinário e funcionários.

De acordo com ele, a margem de lucro, que já é baixa, será muito inferior ao 1%, sem possibilidade de imprevistos. O governo de Goiás, que já enviou a proposta à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), prevê a contribuição para os produtores de milho, soja, cana de açúcar, carnes e minérios serão contribuintes do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). O intuito é contornar a queda de arrecadação do ICMS por causa de medida do governo federal.

“Ele prometeu que não mexeria com a área do agro, que sempre foi o berço político dele. Aí enviou essa proposta descabida. Essa conta não é do agro”, lamenta Joaquim. “Já contribuímos com muito. Não temos condição de pagar mais nada. Nossos custos produção praticamente dobraram.”

Segundo o secretário, a Aprocana está aliada aos demais setores do agro e irá buscar os deputados para tentar impedir a aprovação da matéria. “Temos alguns deputados para interceder nessa história.”

Projeto de Caiado de contribuição do agro

Na quarta-feira (9), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) disse a 23 deputados que enviaria nesta semana um projeto de lei para criar uma contribuição sobre a produção do agro. Este, que já está na Alego, prevê a taxação até 1,65%.

O dinheiro arrecadado irá para um fundo que terá administração da Secretaria de Infraestrutura. A medida já ocorreu em outros Estados do Centro-Oeste. A justificativa é sanar a perda de arrecadação do ICMS em decorrência de medida do governo federal.

Confira o projeto AQUI.

Nota da Associação

A Aprocana-GO também emitiu uma nota de repúdio. Confira:

(Foto: Reprodução)

LEIA MAIS: 

Mesmo “fora” da taxa de Caiado para agro, produtor de leite será impactado, diz Sindileite

“Não esperávamos que Caiado fizesse isso”, diz vice do Sindicato Rural de Jataí sobre taxa do agro

Agronegócio vai se organizar contra taxa que Caiado quer criar, diz Aprosoja