CUIDADOS

Veja 6 dicas de como amenizar os efeitos do tempo seco em Goiás

Goiás entrou em estado de alerta em razão da baixa umidade relativa do ar, que…

Goiás entrou em estado de alerta em razão da baixa umidade relativa do ar, que tem ficado abaixo de 20% em todas as regiões do estado nos últimos dias. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 50 a 60%. O tempo seco pode causar quadros de desidratação, tontura, taquicardia, ressecamento do nariz, boca, pele e olhos, além de ser mais propenso a doenças alérgicas, como a rinite. O Mais Goiás conversou com especialista e separou uma lista com dicas de como amenizar os efeitos deste período.

Segundo previsão do Centro de Informações Meteorológicos e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a presença da massa de ar seco e quente mantém o tempo estável em todas as regiões do território goiano. O prognóstico é de que as temperaturas máximas fiquem elevadas e a umidade relativa do ar em declínio no período da tarde, com índices abaixo dos 20% nas regiões Norte, Leste e Sul, caracterizando índice de alerta.

À reportagem, a diretora técnica do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Karine Borges de Medeiros, explicou que o tempo seco pode aumentar os riscos à saúde, causando desconfortos físicos e surgimento de doenças.

De acordo com ela, é normal a ocorrência de queda na imunidade, quadros de desidratação; taquicardia (coração acelerado); tontura; ressecamento de mucosas, tais como olho, nariz, boca e pele.

A médica afirma, ainda, que a baixa umidade aumenta o risco de doenças respiratórias. Karine explica que a mucosa nasal pode apresentar pequenas fissuras e rachaduras em razão do ressecamento, facilitando a entrada de patógenos e germes por vias aéreas. “Por isso é tão comum o aparecimento de resfriados e doenças alérgicas como a rinite, por exemplo”, disse.

Diretora técnica do HDT, Karine de Medeiros.

Veja 6 dicas de como amenizar os efeitos do tempo seco em Goiás

Ao Mais Goiás, a médica Karine de Medeiros listou uma série de cuidados necessários para enfrentar o período seco sem grandes impactos à saúde humana. Confira as 6 dicas:

1- Mantenha a hidratação oral, com aumento de consumo de água;

2- Realize hidratação de mucosas com aplicação de colírios específicos para os olhos; uso de soro nasal e para os olhos, além de hidratante específico para a boca e pele;

3- Umidificação do ambiente com uso de umidificadores ou inserção de toalha molhada na beira da cabeceira da cama. Outra dica é colocar bacia de água no local para ajudar na evaporação e consequente melhoria na umidade do espaço;

Tempo seco em Goiás. Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás

4- Mantenha a atividade física regular, mas opte pela realização em horários com temperaturas mais amenas, antes das 10h e depois das 16h;

5- Mantenha-se hidratado (a) durante a atividade física. É comum a ocorrência de suor, com a perda de líquido do corpo. O ideal, então, é aumentar a ingestão durante os exercícios;

6- Evite exposição solar nos períodos de temperatura elevada.

Tempo seco em Goiás. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)