Chacina

Veja lista com os nomes das vítimas de chacina em Réveillon em Campinas (SP)

12 pessoas foram assassinadas; três estão hospitalizadas.

Um homem matou a ex-mulher, o filho e mais 10 pessoas a tiros durante o réveillon em Campinas, no interior de São Paulo, na madrugada deste sábado, 1.º. Outras três ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais da região. Sidnei Ramis de Araújo, de 46 anos, autor dos disparos, cometeu suicídio em seguida.

O crime caso aconteceu na  Rua Pompílio Morandi, no Jardim Aurélia, durante a celebração do ano novo. Apenas quatro pessoas que estavam na festa não foram atingidas pelos disparos.

Uma testemunha relatou aos policiais que o grupo festejava a passagem do ano quando Sidnei pulou o muro da casa, cruzou a porta da sala e atirou nas vítimas. Todos pensaram que se tratava de fogos de artifício, segundo relatou à polícia – só percebeu que havia algo de errado ao ver um tio cair no chão. A testemunha correu para o banheiro e, de lá, ligou para a Polícia Militar.

Segundo a PM, Sidney tinha uma pistola calibre 9 milímetros com dois carregadores, algumas munições, um canivete e artefatos “aparentemente” explosivos. Uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foi acionada para desativá-los. Também foram apreendidos o veículo do autor dos disparos, um aparelho celular e um gravador.

O caso foi registrado como homicídio consumado e tentado e suicídio no 4º Distrito Policial de Campinas e será encaminhado ao 3º DP, de acordo com a PM.

Saiba quem são as vítimas

– Isamara Filier
Ex-mulher de Sidnei. Tinha 41 anos e estava em processo de separação, de acordo com informações da Polícia Militar e de processos judiciais na Vara da Família. Estava disputando com Sidnei a guarda do filho de 8 anos, João Victor Filier de Araujo, na Justiça. Ela morreu no local.

– João Victor Filier de Araujo
Filho de Isamara e Sidnei. Tinha 8 anos e estava na festa de confraternização com a mãe e familiares. Foi o último a ser atingido antes do pai se suicidar, e morreu no local.

– Rafael Filier
Rafael tinha 33 anos e era irmão de Isamara. Ele foi atingido na festa e morreu no local.

– Liliane Ferreira Donato
Liliane tinha 44 anos, era casada e morreu no local. O marido dela está entre os feridos hospitalizados em Campinas. Foi na casa dela que a tragédia aconteceu.

– Alessandra Ferreira de Freitas
Alessandra era irmã de Liliane. Tinha 40 anos e morreu no local.

– Antonia Dalva Ferreira de Freitas
Antonia Dalva, de 62 anos, era mãe de Liliane e de Alessandra. Também foi atingida e morreu no local.

– Abadia das Graças Ferreira
Abadia, de 56 anos, era irmã de Antonia Dalva. Foi atingida e morreu no local.

– Paulo de Almeida
Paulo tinha 61 anos e era marido de Abadia. Foi atingido no momento dos disparos e morreu no local.

– Ana Luzia Ferreira
Ana era irmã de Antônia Dalva e Abadia. Tinha 52 anos e morreu no local.

– Larissa Ferreira de Almeida
Larissa tinha 24 anos. Era filha de Ana. Foi atingida pelos disparos e morreu no local.

– Luzia Maia Ferreira
Luzia, de 85 anos, era mãe de Antonia Dalva, Abadia e Ana, e avó de Liliane, Alessandra e Larissa. Chegou a ser socorrida para o Hospital de Clínicas da Unicamp, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ela tem um filho, de 58 anos, que está entre os feridos hospitalizados em Campinas.

– Carolina de Oliveira Batista
Carolina tinha 26 anos era solteira e morreu no local. O pai dela está entre os três feridos que estão hospitalizados em Campinas.

– Sidnei Ramis de Araujo
Sidnei, de 46 anos, foi o autor do crime. Ele é ex-marido de Isamara e pai de João Victor. Trabalhava como técnico em laboratório na área de ciência e tecnologia.