Veja o perfil cultural dos candidatos à prefeitura de Goiânia
O Mais Goiás entrou em contato com os candidatos à prefeitura de Goiânia para conhecer um…
O Mais Goiás entrou em contato com os candidatos à prefeitura de Goiânia para conhecer um pouco dos gostos culturais de cada um. As respostas, além do plano de governo e pra tendência política de cada um, mostra um delineado um pouco melhor do perfil pessoal dos prefeitáveis.
Adriana Accorsi (PT)
- Banda favorita: Legião Urbana
- Música: Desde as antigas como Soldados e Tempo Perdido até as últimas como Metal Contra as Nuvens e Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto
- Livro: Em Nome da Rosa – Umberto Eco
Ouvir Legião Urbana mostra que Adriana Accorsi tem um perfil mais questionador. As letras de Renato Russo geralmente são uma crítica à sociedade, aos costumes tradicionais e à política vigente. O compositor frequentemente questionava o que é viver – e a efemeridade de viver – e o que se dá para fazer enquanto ser humano em busca do caminho pela felicidade.
O livro O Nome da Rosa reforça este perfil questionador. A obra de Umberto Eco questiona alguns dogmas da Igreja Católica do século XIV. O enredo gira em torno de uma série de mortes misteriosas que estão ligadas à proteção de um segredo. Uma adaptação cinematográfica foi lançada em 1986, estrelando Sean Connery e Christian Slater.
Maguito Vilela (MDB)
- Banda favorita: César e Paulinho e Orfeu e Menestreu
- Música: Duas Vezes Você
- Livro: Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã – Yuval Harari
- Filme: Dois Papas
Com as respostas enviadas, Maguito Vilela mostrou ter apego às próprias raízes. Natural de Jataí, o emedebista citou uma dupla sertaneja conterrânea: Orfeu e Menestreu. A canção favorita do prefeitável, entretanto, é de outra dupla – tradicional na música sertaneja brasileira.
Duas Vezes Você, de César e Paulinho, fala de um sentimento genuíno: a saudade. Na faixa, os artistas se debruçam sobre a dor de perder um grande amor.
O livro colocado como o favorito de Maguito, Homo Deus, explana sobre a evolução do homem na Terra e as habilidades que ele adquiriu até então. É a sequência direta de Sapiens: Uma Breve História da Humanidade. Em Homo Deus, o historiador Yuval Harari discute projeções para o futuro da raça humana e filosofa sobre individualismo, emoções e consciência.
Major Araújo (PSL)
- Banda favorita: Tião Carreiro e Pardinho
- Música: Cabelo Loiro, Pagode em Brasília e Boi Soberano
- Livro: A Bíblia e Em Seus Passos: O Que Faria Jesus? – Charles Sheldon
A posição política mais conservadora de Major Araújo se reflete nos gostos culturais. Tião Carreiro e Pardinho formam uma das mais tradicionais duplas de música sertaneja da história do Brasil. Cabelo Loiro e Pagode em Brasília são canções mais animadas e festivas. Boi Soberano, entretanto, conta um causo: a história de um boi bravo que, ao invés de matar uma criança, defendeu-a de um ataque de boiada.
Ter A Bíblia Sagrada como livro favorito também mostra a importância da religião na vida do candidato do PSL, bem como o outro livro citado por ele, Em Seus Passos: O Que Faria Jesus, de Charles Sheldon. Nesta obra, um pastor propõe aos fiéis que se comprometam a questionar-se, durante um ano, o que Jesus faria antes de tomar qualquer decisão.