DADOS

Veja quanto lixo Goiás gera por dia em áreas urbanas

Estado gera 6,9 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia nos seus 246 municípios

Veja quanto lixo Goiás gera por dia em áreas urbanas (Foto: Pixabay)

Dados antecipados de um relatório que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lança no dia 1º de agosto revelam que Goiás gera 6,9 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia nos seus 246 municípios. O documento será apresentado a partir das 9h em evento no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (auditório Mauro Borges).

O relatório, resultado do monitoramento da Semad no cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers), também mostra que 76 municípios de Goiás declararam já ter implementado um serviço de coleta seletiva. Outros 154 disseram que não (os demais não responderam).

No recorte, entre os que já implementaram, 32 optaram pelo criar pontos de entrega voluntária (PEVs). Outros 45 fazem a coleta seletiva porta a porta e 29 usam catadores (alguns deles vinculados a cooperativas e associações).

Sobre os catadores, a Semad fez um estudo sobre a existência de cooperativas desses trabalhadores, em Goiás, bem como a distribuição delas pelo território. Segundo a pasta, existem instituições do tipo em 72 dos 246 municípios. O documento detalhado será apresentado no próximo dia 1⁠º de agosto.

Sobre o Pers, ele foi publicado em 2017. A Semad, entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024, buscou representantes dos municípios para construir um diagnóstico sobre a situação do Estado. Acerca do Plano, o documento estabelece metas, diretrizes, programas e ações para reduzir a geração de resíduos sólidos, a fim de minimizar os potenciais impactos negativos causados pela atividade humana ao meio ambiente.

De acordo com a secretária Andréa Vulcanis, “o acompanhamento do Pers é fundamental para garantir a eficácia dos programas e o alcance das metas estabelecidas. Ao monitorar o plano, é possível avaliar o progresso na implementação das estratégias de gestão de resíduos, identificar desafios e fazer ajustes conforme as necessidades”.

LEIA MAIS:

Atualmente, 55% do lixo produzido em Goiás é disposto em aterros sanitários