Vereador ameaça jornalista em Goiânia: “vou por pra moer”
Vítima do ataque não foi citada no discurso, mas após a sessão o parlamentar foi ao local reservado para imprensa para brigar com repórter da CBN
O vereador Kleybe Morais (MDB) ameaçou um jornalista em sessão na Câmara de Goiânia nesta manhã de terça-feira (5). Segundo ele, há profissionais que vão à Casa para fazer “caricatura, chacota e fofoca” sobre vereadores. Ele não citou nome, mas se dirigiu ao repórter da rádio CBN José Bonfim. Ele também não detalhou o que teria acontecido e o que motivou as ameaças. No entanto, afirmou que, se fosse “dono” da Câmara, não permitiria que certos profissionais frequentassem o poder Legislativo.
“Toda área tem gente que presta e gente que não presta. Na área da imprensa é da mesma forma. Sou amigo da maioria dos repórteres. Mas não mexe comigo não. Respeito a todos e não interfiro no trabalho de ninguém. Não me importa se é católico, crente, hétero ou homossexual… Não me importa. Mas jornalista precisa respeitar vereadores dessa casa”.
E repetiu: “Vem fazer caricatura, chacota, vai voltar com o rabinho entre as pernas. Entenda como ameaça.” A vítima do ataque não foi citada no discurso durante a sessão. Depois, contudo, Kleybe foi até a ala da imprensa para brigar com o repórter da rádio CBN José Bonfim. À TBC, o jornalista disse não saber as razões da agressão.
O Mais Goiás tentou contato com o MDB estadual, que orientou o portal a buscar o metropolitano. O presidente do partido em Goiânia, vereador Henrique Alves, informou que tomou conhecimento do fato nesta tarde. Segundo ele, a legenda tem histórico de respeito e boa convivência com a imprensa e instâncias democráticas, e não tem conivência em relação as ameaças.
“Enquanto presidente, vou conversar com o vereador para entender o ocorrido para tomar as providências que sejam cabíveis, até porque a Câmara já pediu a instauração de procedimento disciplinar para apuração do caso. O MDB, da mesma forma, irá adotar providências.”
Câmara de Goiânia
Por meio de nota, a mesa diretora da Câmara disse que já determinou ao Conselho de Ética da Casa a instauração de procedimento disciplinar para apurar o teor de pronunciamento e a conduta do vereador Kleybe Morais.
“A Câmara Municipal de Goiânia é defensora da liberdade de imprensa e do jornalismo profissional. O Poder Legislativo da capital mantém relacionamento institucional de elevado nível com os veículos de comunicação, tem apreço por seus profissionais e é parceira da imprensa na defesa da transparência, da liberdade de expressão com responsabilidade, dos direitos individuais e coletivos e da cidadania.”
Sindicato dos Jornalistas de Goiás
O Sindicato dos Jornalistas de Goiás (Sindjor) também se manifestou por nota.
“O sindicato dos jornalistas de Goiás repudia as ameaças feitas pelo vereador Kleybe Moraes (MDB), de Goiânia, aos jornalistas goianos. Uma pessoa em posição pública deve saber aceitar críticas e respondê-las de forma democrática ou acionar a justiça, caso se sinta pessoalmente ofendido. A ameaça é inaceitável e esperamos que o partido dele se posicione publicamente sobre as ameaças feitas. Não nos furtaremos em tomar todas as medidas judiciais necessárias para garantir o livre exercício do jornalismo e a integridade física dos jornalistas.”