PRECONCEITO

Vereadora trans acusa salão de beleza de negar atendimento em Belo Horizonte

Duda Salabert não conseguiu fazer sobrancelha. 'Não atendemos homem', disse funcionária

Vereadora trans acusa salão de beleza de negar atendimento em Belo Horizonte (Foto: divulgação - Lucas Ávila)

Primeira transexual eleita em Belo Horizonte, a vereadora Duda Salabert (PDT), 40, teve o atendimento negado em um salão de beleza da cidade nesta segunda-feira (25) e decidiu fazer uma denúncia formal sobre o caso.

“Fui fazer minha sobrancelha. Atendente: só fazemos sobrancelha feminina. Eu: a minha é feminina. Atendente: não atendemos homem”, ela relatou nas redes sociais.

Segunda Duda, a recusa se manteve mesmo após ela informar que é uma mulher trans e contou com o endosso das demais funcionárias do salão: “Não te atenderemos”.

“Fui à administração do shopping e fiz a reclamação. O shopping pediu desculpas. Amanhã farei a denúncia formal”, disse Duda. “Recusaram me atender por eu ser uma mulher transexual. Amostra da transfobia diária desse país”.

Em nota, o Shopping Cidade, onde fica o salão em que Duda tentou fazer a sobrancelha, repudiou a discriminação e prometeu apurar o ocorrido e atuar na conscientização dos lojistas para que esse tipo de situação não aconteça novamente.

“Vale reforçar que o Shopping Cidade sempre foi um ambiente diverso e tem como sua bandeira ser um shopping para todos”, diz a nota.

Ativistas famosos, como a cantora Daniela Mercury, prestaram solidariedade à parlamentar. “É revoltante”, disse a artista. “Absurdo, mana!”, afirmou a vereadora Erika Hilton (PSOL-SP), 28.