Divergências

Vereadores são contra apreensões dos carros do Uber, mas não entram em consenso

As apreensões dos carros do Uber em Goiânia na última segunda-feira (27/06) foi alvo de…

As apreensões dos carros do Uber em Goiânia na última segunda-feira (27/06) foi alvo de debates hoje na Câmara Municipal. Apesar dos vereadores Djalma Araújo (Rede), Tatiana Lemos (PCdoB) e Thiago Albernaz (PSDB) defenderem a liberação provisória do serviço na capital, as soluções apresentadas por eles foram distintas.

Tatiana, que foi a primeira vereadora a se posicionar favoravelmente ao uso do Uber em Goiânia, classificou as apreensões como ilegais, arbitrárias e abusivas. Segundo ela, não há nenhum decreto no município que proíba os motoristas do aplicativo a trabalharem na capital. “Temos que colocar regras. O que não dá é, na fase de discussão do projeto, ter perseguição contra esses trabalhadores”, criticou.

A mesma opinião tem Djalma Araújo. Junto com a colega, os vereadores prometem ir amanhã até o Ministério Público para propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no prazo de 90 dias, para liberar o uso do serviço na capital. A ideia é liberar o uso do aplicativo até o projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal seja votado.

Segundo o vereador da Rede, o pedido do TAC foi decidido em uma audiência pública realizada com os motoristas do Uber. “Nós nos reunimos com a categoria, foi uma decisão do coletivo”, explicou Djalma.

Do outro lado, o peessedebista Thiago Albernaz preferiu procurar uma ferramenta jurídica dentro da própria Câmara para pressionar a liberação temporária do Uber em Goiânia. O vereador apresentará amanhã um requerimento ao prefeito Paulo Garcia que pede a autorização do serviço. ” O requerimento pede a autorização precária por um tempo que o prefeito determinar, que seja de 3, 4 meses ou por um tempo indeterminado, até que a Câmara possa regulamentar esse projeto.”

Thiago Albernaz disse que ainda não conversou com o prefeito sobre o projeto, mas tem mantido contato com Carlos Soares (PT), que é líder do prefeito na Casa. “Eu conversei com ele para que a gente possa levar o requerimento amanhã”, garantiu.

Quando questionado sobre a divergência de soluções entre os vereadores para a questão, o peessedebista assumiu a divisão. “Existe uma desordem dentro da Câmara Municipal quando o assunto é Uber”, avaliou o vereador.

Os carros do Uber apreendidos na segunda-feira já foram liberados. Segundo o advogado do aplicativo em Goiânia, nenhum outro caso de apreensão foi registrado na capital.