espaço

Vídeo feito pela Nasa mostra momento em que Terra passa atrás da Lua; assista

O vídeo, que foi acelerado 900 vezes, foi feito no dia 28 de novembro

Lua (Foto: Pixabay)

Um vídeo compartilhado pela Nasa neste sábado mostra o momento em que o planeta Terra passar por atrás da Lua. O registro foi feito no instante em que a cápsula Orion, da Missão Artemis I, se tornava o objeto feito pelo homem a atingir a maior distante da Terra, cerca de 432.210 km. Assista abaixo!

O vídeo, que foi acelerado 900 vezes, foi feito no dia 28 de novembro. “O dia 13 do voo marcou o ponto intermediário da missão, onde o Orion continuou em órbita retrógrada distante – um caminho de alta altitude que viaja na direção oposta à da Lua ao redor da Terra – permitindo aos cientistas estudar o curso de nossa futura estação espacial em órbita lunar”, diz a agência espacial americana na publicação.

No início do mês, a cápsula espacial Orion, da Nasa, pousou em segurança no oceano Pacífico concluindo a missão Artemis 1, uma viagem de mais de 25 dias ao redor da Lua, com o objetivo de levar os humanos de volta ao satélite natural da Terra em alguns anos.

Sonda faz as imagens mais próximas já tiradas do Sol; assista ao vídeo

Imagens divulgadas pela Nasa mostram a superfície solar de uma forma nunca antes retratada. Nunca uma sonda aproximou-se tanto do Sol para fotografá-lo. O projeto foi realizado em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Os retratos mostram que a superfície do astro é pontilhada de erupções, como se fossem fogueiras. “Essas fotos sem precedentes do Sol foram as mais próximas já obtidas. Irão ajudar os cientistas a juntar as camadas da atmosfera do Sol, o que é importante para entendermos como ele conduz o clima espacial perto da Terra e em too o Sistema Solar”, diz Holly Gilbert, cientista da Nasa, em comunicado.

Daniel Müller, responsável científico pela missão, afirma que a missão da sonda Solar Orbiter já revelaram fenômenos interessantes. “Não esperávamos ver resultados assim importantes já no início. Nem bem terminamos a fase de verificação técnica, a sonda já confirmou quanto foram justificadas as grandes expectativas do mundo científico” disse. Veja o video:

• Com celulares na cabeça, bolsonaristas pedem socorro a ‘extraterrestres’; vídeo