Maus-Tratos

Vídeo mostra suposto envenenamento que matou 23 gatos em SP

Entre os felinos mortos haviam uma gata prenha de quatro filhotes

Uma câmera de segurança flagrou o momento do suposto envenenamento de 23 gatos, em São Joaquim da Barra, São Paulo. O caso aconteceu na sexta-feira (27/12), e dentre os felinos mortos haviam uma gata prenha de quatro filhotes. 

No vídeo, uma mulher aparece com algo em mãos e coloca no chão, depois de um tempo os animais se aproximam para comer. A suspeita é que tivesse veneno em meio ao alimento. 

“A nossa suspeita é de envenenamento, porque os gatos espumavam pela boca, eliminando-se uma secreção branca e se debatiam, logo após comer os alimentos. É uma característica típica de envenenamento”, disse o delegado responsável pelo caso, Gustavo de Almeida Costa.

O resto do alimento foi levado para a delegacia e foi notada algumas substâncias que aparentavam ser veneno. O material foi levado para a perícia. O caso esta sendo investigado como abuso contra animais mas a mulher não prestou depoimento até o momento.

Gatos mortos 

Além dos 23 gatos mortos no final de semana, cinco dias antes houve a morte de mais cinco gatos em uma rua do bairro João Paulo II. No total, 28 gatos morreram em menos de uma semana, a polícia investiga se os casos tem relação. 

Entre sexta-feira e sábado (28), mais de 20 gatos mortos foram encontrados no Centro de São Joaquim da Barra, levando à suspeita de envenenamento. Uma moradora encontrou oito gatos mortos em sua casa e mais quatro ao redor, enquanto outra vizinha encontrou sete animais mortos. 

A protetora de animais Simone dos Santos, que registrou o boletim de ocorrência, afirmou que os gatos eram cuidados por sua família e vizinhos. Juntamente com outros protetores, ela organizou um protesto pedindo uma investigação rigorosa. 

Simone suspeita de uma vizinha recente, que teria se queixado da presença dos gatos e, em um episódio, aparentemente envenenado os animais com substância contaminada.

*Com informações do portal G1