Vídeos mostram avanço dos incêndios na Califórnia
Até agora, pelo menos 25 pessoas morreram no maior incêndio da história da Califórnia. O…
Até agora, pelo menos 25 pessoas morreram no maior incêndio da história da Califórnia. O fogo começou na quinta-feira, em três focos diferentes, e está se alastrando de norte a sul, causando a destruição de mais de cerca de 6.500 casas e 6.700 outros imóveis.
A região do incêndio no norte da Califórnia queimou 105.000 acres. O incêndio de Woolsey, perto de Los Angeles, devastou 83.275 acres e o incêndio em Hill, no Condado de Ventura, de 4.531 acres. Por segurança, autoridades locais pediram a evacuação de 250 mil casas.
Nas redes sociais, moradores compartilham imagens e vídeos do sufoco que está sendo na Califórnia:
Os maiores incêndios ocorrem no condado de Butte, na Sierra Nevada ao norte de Sacramento, capital do estado da costa oeste dos Estados Unidos. O governador eleito, Gavin Newson, declarou estado de emergência para conseguir levar assistência às áreas mais afetadas.
O incêndio, batizado de “Camp Fire”, começou na quinta e é o mais destrutivo de que se tem registro no estado. Ele arrasou 40.500 hectares até a manhã de sábado, quando apenas 20% estavam contidos, informou o Departamento de Bombeiros da Califórnia (Cal Fire). De acordo com esse órgão, serão necessárias três semanas para controlar totalmente o avanço do fogo.
Cerca de 3.200 bombeiros trabalham na contenção das chamas, e três ficaram feridos.
Outros dois incêndios foram registrados mais ao sul da Califórnia, um deles no condado de Ventura, perto de Thousand Oaks, onde na quarta-feira um soldado atirou contra os frequentadores de um bar, deixando 12 mortos, antes de se matar.
O Departamento de Bombeiros de Ventura indicou que o incêndio “Woolsey” já arrasou quase 33.590 hectares e destruiu pelo menos 177 construções, disse o Cal Fire. Foram emitidas ordens de evacuação de cerca de 200 pessoas da região, que inclui a cidade de Malibu, onde vivem diversas estrelas de Hollywood.
As chamas destruíram Paramount Ranch, onde se filmam westerns, incluindo “Westworld”, da HBO, disseram as autoridades locais.
Os bombeiros comemoraram uma pausa dos ventos fortes no sábado, e o chefe do Corpo de Bombeiros do condado de Los Angeles, Daryl Osby, disse que eles aproveitaram a oportunidade para lançar retardadores de fogo em aeronaves.
Trump, os tuítes e a polêmica
O presidente Donald Trump, que está na França para a comemoração do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial, responsabilizou a má gestão florestal pelos incêndios.
“Não há motivo para esses incêndios em massa e mortais na Califórnia, salvo que a gestão florestal é muito ruim”, tuitou o presidente.
“Todo o ano são concedidos milhões de dólares, com tantas vidas perdidas, tudo pela péssima administração florestal. Consertem isso, ou não haverá mais dinheiro federal”, acrescentou.
A declaração causou revolta de internautas, celebridades e das principais associações de bombeiros, políticos e celebridades.