Reprcussão

Visita de Temer a Goiás evidencia sintonia entre presidente interino e Marconi

Dois dias após a vinda do presidente interino Michel Temer a Goiás, a sintonia fina…

Dois dias após a vinda do presidente interino Michel Temer a Goiás, a sintonia fina entre ele e o governador Marconi Perillo ainda repercute entre lideranças políticas e na imprensa local e nacional. O entrosamento administrativo ficou evidenciado na recente participação do presidente no aniversário do senador Wilder Morais (PP), domingo, em sua fazenda em Nerópolis. Temer além de elogiar o jeito de Marconi Perillo governar, focado em resultados, anunciou que vai aproveitar boa parte dos programas sociais criados pelo governador em nível nacional, começando pelo Cheque Moradia, que rendeu a Goiás premiações internacionais como exemplo experiências administrativas eficazes, com forte repercussão social.

Temer também demonstrou afinação com uma das principais bandeiras do governador, já exposta durante o processo de impeachment, para quem a classe política brasileira precisa deixar as divergências política em segundo plano e focar na recuperação da economia brasileira e no crescimento sustentável do Brasil. “Quero dizer que, na nossa interinidade, o que nós estamos tentando fazer é unir o país”, disse Temer na comemoração do aniversário do senador goiano.

Reafirmando o que dissera o governador, o presidente afirmou que os brasileiros têm de estar unidos para tirar o país da crise. Em breve discurso, Temer fez referência à liderança política do governador e ao protagonismo de Goiás no cenário nacional. Para o senador Wilder Morais, a visita do presidente foi uma “demonstração de carinho”.  Marconi Perillo, por sua vez, diz esperar que o presidente venha outras vezes a Goiás. “Eu tenho certeza que essa é a primeira de muitas outras que acontecerão daqui para frente”, pontuou.

Os principais jornais do país repercutiram a visita, que também foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo. Em sua rápida passagem por Goiás, o presidente realçou a liderança do governador goiano na articulação que permitiu a renegociação das dívidas dos Estados. Como presidente do Consórcio Centro-Oeste, que envolve governadores do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia, Marconi foi responsável por inserir o debate sobre a repactuação das dívidas dos Estados junto à União e, com o passar do tempo, ganhou a adesão de governadores de outras unidades da Federação.

“Eu vou dizer, governador, você quem faz um trabalho extraordinário, que vai atrás das coisas, que pleiteia por Goiás e que tem nos dado o apoio. Também está, evidentemente, a merecer o aplauso dos que vieram aplaudir o Wilder”, declarou Temer sobre Marconi. A saudação do governador goiano, que é um dos líderes do PSDB nacional, revelou, segundo a mídia nacional, a liderança que Marconi exerce hoje em Brasília.

“Presidente, as nossas boas-vindas. Nós confiamos muito em vossa excelência. O senhor é a esperança nossa. O senhor montou um bom governo, uma excelente equipe econômica. E eu estou seguro de que o povo brasileiro em breve começará a perceber as mudanças concretas imprimidas pelo senhor na economia especialmente. Mas também nas outras áreas. O Brasil precisa funcionar e o senhor está colocando o Brasil para funcionar. Portanto, as minhas boas-vindas a Goiás. Muito obrigado por esse prestígio. E conte com a nossa bancada”, afirmou o governador na solenidade.

Em sua página no Twitter, o presidente postou fotos da visita a Goiás, chamando para um link do blog oficial do PMDB. O texto repete trechos do breve discurso que fez no aniversário do senador goiano: “os brasileiros têm de estar unidos para tirar o País da crise. A alegria expressa aqui [no evento], serve de exemplo de união patriótica que o Brasil deve seguir”, destacou. “Nessa interinidade, o que temos feito é para unir o Brasil”, disse Temer.

A página destaca ainda o sentimento do presidente de que o brasileiro é acostumado a superar desafios, por maiores que sejam. “O Brasil é um país que tem a superação como marca. Wilder nasceu na roça e fez construiu sua trajetória. Eu sou filho de imigrantes e cheguei aonde cheguei”, ressaltou.

A visita do presidente da Goiás foi destaque no jornal O Globo. Informa o jornal que em apenas 40 minutos, Temer já retornava ao avião que o levaria para Brasília. No trajeto de helicóptero para a fazenda de Morais, em Nerópolis, conversou com o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira. Ouviu do parlamentar que, dos 27 governadores, 23 estão aplaudindo a iniciativa de negociar a dívida com os estados. Temer teria dito que foi uma coisa simples de fazer. “Como Dilma não fez isso antes? Não recebia o povo, podia ter tentado encaminhar as coisas simples”, teria dito Temer, segundo informa o jornal carioca.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado José Vitti, avalia que a visita de Temer é uma clara demonstração de apreço do presidente ao governador e a toda a bancada federal goiana. “O presidente confia na liderança política do governador e na capacidade que ele tem de articulação em nível nacional”, afirma Vitti, ao lembrar que o presidente revelou que vai aproveitar os programas sociais do governador no governo federal. Também ressalta o compromisso do presidente em garantir recursos para obras estratégicas para o crescimento de Goiás. “O nosso estado ganha muito com essa sintonia fina do governador com o presidente”, avalia o parlamentar.