O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, morreu aos 72 anos no final da noite deste domingo (20). Ele estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, que confirmou o falecimento do político.
Segundo o hospital, Mac Dowell morreu devido a complicações decorrentes de um infarto agudo do miocárdio. O vice-prefeito sofreu infarto no dia 13 e, desde então, estava internado em estado grave.
Aliado de Marcelo Crivella (PRB), Mac Dowell acumulava o cargo com o de secretário municipal de Transportes até janeiro, quando Crivella decidiu nomear Rubens Teixeira, afastado pela Justiça da presidência da Comlurb, para a pasta.
Na semana passada, Crivella chegou a pedir ao povo do Rio que se unisse em orações pelo vice, em razão do agravamento de seu quadro de saúde.
Trajetória
Fernando Mac Dowell é especialista na área de transportes. Participou da concepção da Ponte Rio-Niterói, da Linha Vermelha e do metrô do Rio.
Pai de quatro filhos, Mac Dowell cursou engenharia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do estado. Ele participou do segundo governo de Leonel Brizola, de 1991 a 1994.
Antes, trabalhou no Geipot, empresa de transportes criada em 1965 pelo regime militar. Exerceu, no começo da década de 80, a função de diretor do metrô carioca, quando a Linha 1 começava a funcionar, durante o governo Chagas Freitas.
O convite para compor a chapa de Marcelo Crivella à prefeitura do Rio veio da deputada federal Clarissa Garotinho (PR-RJ). Mac Dowell foi conselheiro da deputada enquanto ela presidia a Comissão de Viação e Transportes da Câmara, de março de 2015 a abril de 2016.