Segundo o hospital, Mac Dowell morreu devido a complicações decorrentes de um infarto agudo do miocárdio. O vice-prefeito sofreu infarto no dia 13 e, desde então, estava internado em estado grave.
Aliado de Marcelo Crivella (PRB), Mac Dowell acumulava o cargo com o de secretário municipal de Transportes até janeiro, quando Crivella decidiu nomear Rubens Teixeira, afastado pela Justiça da presidência da Comlurb, para a pasta.
Na semana passada, Crivella chegou a pedir ao povo do Rio que se unisse em orações pelo vice, em razão do agravamento de seu quadro de saúde.
Trajetória
Fernando Mac Dowell é especialista na área de transportes. Participou da concepção da Ponte Rio-Niterói, da Linha Vermelha e do metrô do Rio.
Pai de quatro filhos, Mac Dowell cursou engenharia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do estado. Ele participou do segundo governo de Leonel Brizola, de 1991 a 1994.
Antes, trabalhou no Geipot, empresa de transportes criada em 1965 pelo regime militar. Exerceu, no começo da década de 80, a função de diretor do metrô carioca, quando a Linha 1 começava a funcionar, durante o governo Chagas Freitas.
O convite para compor a chapa de Marcelo Crivella à prefeitura do Rio veio da deputada federal Clarissa Garotinho (PR-RJ). Mac Dowell foi conselheiro da deputada enquanto ela presidia a Comissão de Viação e Transportes da Câmara, de março de 2015 a abril de 2016.