ELEIÇÕES

Voto e religião: quem são os padres da Igreja Católica que declararam voto em Lula ou Bolsonaro

Manifestações políticas de padres e bispos têm causado mal-estar na Igreja Católica, levando a instituição…

Manifestações políticas de padres e bispos têm causado mal-estar na Igreja Católica, levando a instituição a orientar seus sacerdotes a não pedirem votos dentro ou fora dos templos nesta eleição. Esse tipo de exposição do clero tem acirrado a polarização política na Igreja, em meio a subida de tom da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que defende valores caros a muitos católicos, como a defesa da democracia, o combate à pobreza e a oposição à legalização do aborto.

Levantamento do jornal O Globo mapeou os padres que declararam voto abertamente aos dois candidatos à presidência que disputam o segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Veja quem são:

Declaram voto em Lula (PT)

Padre Julio Lancelotti

Padre Julio Lancelotti, que atua à frente da paróquia de São Miguel Arcanjo, na Mooca, bairro da Zona Leste de São Paulo há 30 anos, é militante dos direitos humanos. O paulistano de 69 anos fundou as Casas Vida I e II, criadas originalmente para acolher crianças portadoras do HIV, e é vigário da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo. O padre atua em defesa da população de rua e já participou de encontros com Lula e trabalhadores e entidades que atuam na defesa e no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), onde declarou que “Lula não fecha igrejas, Lula abre o coração”.

Padre Gegê

Já na Paróquia Santa Bernadete e São Daniel Profeta, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio, o padre Geraldo José Natalino, o Padre Gegê, que está à frente da igreja há 28 anos, tem feito o mesmo e declarado apoio a Lula nas redes sociais. O pároco se diz um religioso de esquerda, que usa a voz para defender pautas antirracistas. Ele ganhou notoriedade por ser um ativista da causa negra no Brasil e denunciar casos de racismo em igrejas do Rio.

Frei Paulo Roberto Pereira

Frei Paulo Roberto Pereira é natural de Juiz de Fora e foi eleito este ano para o serviço de Ministro Provincial no sexênio (2022-2027). O frade, que atua no meio católico há 35 anos, é provincial da Província da Imaculada Conceição, em São Paulo, e já atuou como guardião do Convento da Penha, em Vila Velha (ES). Recentemente, ele e outros frades da mesma província estiveram no diretório do PT em São Paulo, para abençoar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Padre Rosalvino

Padre Rosalvino nascido em León, Espanha, há 42 anos segue à frente da Obra Social Dom Bosco Itaquera, bairro da Zona Leste de São Paulo, na Paróquia de Nossa Senhora da Aparecida. Junto a esta comunidade, inaugurou projetos sociais com crianças carentes, objetivando desenvolver trabalhos culturais e desportivos, além do cultivo de hortaliças. No feriado de Nossa Senhora Aparecida, o candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, e o vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), foram à paróquia pedir a benção do padre Rosalvino Viñayo.

Frei David Raimundo Santos

David Raimundo dos Santos, de 68 anos, o Frei David, foi criado em Vila Velha, no Espírito Santo. Fundador da Educafro, ONG que já garantiu o acesso de mais de 60 mil negros no ensino superior, vem há mais de 20 anos dedicando-se a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para afrodescendentes e carentes. Junto com outras lideranças dos movimentos negros, tem contribuído para o debate sobre políticas de ações afirmativas para afrodescendentes nas universidades públicas no Brasil.

Declararam voto em Bolsonaro (PL)

Padre Chrystian Shankar

Padre Crystian Shankar nasceu em Itaúna, Minas Gerais, e atualmente é administrador paroquial do Santuário São Frei Galvão, em Divinópolis. Formado em Filosofia e Teologia, ficou famoso dando dicas de namoro pela internet, é coach profissional e faz palestras por todo o país para falar de temas que envolvem a família, motivação, sucesso, casamento e a educação dos filhos. O padre se envolveu em polêmicas após acusar escolas de quererem “perverter” crianças e adolescentes. Nas redes sociais, faz postagens a favor de Bolsonaro defendendo a “Deus, pátria e família”.

Padre Paulo Ricardo

Paulo Ricardo de Azevedo Júnior, mais conhecido como Padre Paulo Ricardo, é sacerdote, escritor e professor universitário. Atua na Igreja há 30 anos e, atualmente, é vigário na paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande (MT), e se dedica à evangelização através dos meios de comunicação.

Padre Leonardo Wagner

Padre Leonardo Wagner é diocesano ordenado na Arquidiocese de Fortaleza e sacerdote dedicado à catequese on-line, além de mestre em Teologia sacramental pelo Ateneu Santo Anselmo em Roma. Desde 2017, prega a “Palavra de Deus e a doutrina da Santa Igreja Católica” em seu canal no YouTube, onde tem mais de 300 mil seguidores.

Padre Overland de Morais

Padre Overland de Morais Costa é pároco da Cristo Rei, em Várzea Grande (MT), há 17 anos. O sacerdote publica suas homilias em vídeo e faz interações com os fiéis em redes sociais como o YouTube. É mais um dos padres que vêm criando uma “mídia positiva” para Bolsonaro na corrida eleitoral.

Padre José da Silva Chaves

Dom José da Silva Chaves é bispo emérito na Diocese de Uruaçu, em Goiás. Há 53 anos, atua no ministério episcopal. Aos 91 anos, gravou um vídeo declarando apoio e pedindo voto para o presidente Jair Bolsonaro no primeiro turno e pregou contra “o candidato que defende o comunismo ateu”.

Não se posicionaram

Padre Fábio de Melo

Fábio José de Melo Silva, mais conhecido como Padre Fábio de Melo, é sacerdote há 21 anos, artista, escritor, professor universitário e apresentador. Pertenceu à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Atua na Diocese de Taubaté, no interior do estado de São Paulo.

Padre Marcelo Rossi

Marcelo Mendonça Rossi, mais conhecido como padre Marcelo Rossi, é sacerdote, cantor e escritor, famoso pelo trabalho de evangelização que realiza nos meios de comunicação. Há 28 anos, atua na evangelização de católicos, tornando-se um fenômeno das rádios no fim dos anos 1990, quando apresentava o programa ‘Momento de fé’.

Frei Nixon Bezerra

Frei Nixon Bezerra é natural de Caicó, no Rio Grande Norte, e formado em Teologia e Filosofia pela PUC-RJ. Na Igreja há 24 anos, atualmente está no Rio de Janeiro, onde foi nomeado para a paróquia Bom Jesus do Monte, na Ilha de Paquetá. depois de atuar por 10 anos em Acari.

Padre Omar

Padre Omar é reitor do Santuário do Corcovado, no Rio de Janeiro, cantor e compositor. A frente da Paróquia São José da Lagoa, já lançou CD em parceria com Diogo Nogueira e outros artistas. É bastante ativo nas redes sociais, mas evita tratar de política.