WhatsApp deixa de funcionar em celulares com Android antigo
O WhatsApp deixou de funcionar em celulares com o sistema Android antigo nesta segunda-feira (01/11).…
O WhatsApp deixou de funcionar em celulares com o sistema Android antigo nesta segunda-feira (01/11). A partir de agora, pessoas com Android 4.0.4 e versões mais ultrapassadas não poderão utilizar o aplicativo de mensagens em seus aparelhos.
Para seguir utilizando o WhatsApp, os usuários deveram atualizar o celular ou transferir a conta para um aparelho com uma versão mais recente do sistema operacional do Google.
Com isso, o aplicativo funcionará apenas nos aparelhos com Android 4.1 e mais recentes, iPhones com iOS 10 e mais recentes e alguns modelos KaiOS 2.5.1 e mais recentes.
Mudança veio após revisão, diz WhatsApp
O WhatsApp informou que a forma das pessoas usarem os dispositivos mudam constantemente e, por isso, há necessidade de revisar os modelos de hardware e software antigos para retirar o suporte para sistemas com menos usuários.
“É uma prática padrão para empresas de tecnologia não manter o suporte para modelos de hardware e software mais antigos e cada vez menores, por tempo indeterminado, a fim de usar esses recursos para oferecer suporte a sistemas operacionais novos e em crescimento”, informou o aplicativo.
Android 4.0.4 foi lançado há dez anos
O Android 4.0.4, conhecido como Ice Cream Sandwich, foi lançado em dezembro de 2011 pelo Google. Ele foi sucedido pelo Android 4.1, que foi liberado em julho de 2012. Atualmente, a versão mais recente é o Android 12.
O WhatsApp não informou qual a porcentagem de usuários que ainda utilizam o Android 4.04. O site do aplicativo também não trata sobre as mudanças nos aparelhos iOS, mas a recomendação é usar a versão mais recente do sistema da Apple.
Como descobrir a versão do Android instalada no aparelho
Alguns detalhes podem variar de um modelo para o outro, mas, em geral, as pessoas devem abrir as Configurações, clicar em Sistema (ou Sobre o telefone). Então, o interessado deve clicar em informações do Software (ou Sobre o dispositivo) e buscar pela versão do Android utilizada.
*Com informações do G1