política

Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai; Lula parabeniza

Coalizão de esquerda derrota o governista Álvaro Delgado e retorna ao poder no país após hiato de cinco anos

Apoiado pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica, o candidato de esquerda Yamandú Orsi venceu o oponente Álvaro Delgado no segundo turno das eleições no Uruguai. Os resultados saíram na noite deste domingo (24/11). As 22h27 da noite, com 94.44% dar urnas apuradas — em um total de 2.296.491 de eleitores — Orsi tinha 49.66% dos votos. O presidente Lula (PT) parabenizou Yamandú Orsi pela vitória.

“Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, publicou o chefe do Executivo em sua conta no X.

Além do petista, políticos, líderes e outras personalidades se manifestaram na noite deste domingo (24) acerca da vitória de Orsi.

O candidato da Frente Ampla marcou 49,6%, enquanto o governista Álvaro Delgado (Partido Nacional) tinha 46,1%, segundo consultoria Equipos. O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, reconheceu a derrota.

A vitória de Orsi marca o retorno da esquerda ao poder após um hiato de cinco anos.

Álvaro Delgado, candidato do partido no governo, de centro-direita, reconheceu a vitória de Orsi e fez um pronunciamento saudando o oponente. “Hoje os uruguaios definiram quem exercerá a Presidência da República. E quero enviar aqui, com todos esses atores da coalizão, um grande abraço e saudações a Yamandú Orsi”, disse Delgado, cercado pelos parceiros da aliança governante que o apoiou no segundo turno.

“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, disse Lula.