Não alimente os trolls

YouTube Heroes: usuários para proteger seus comentários

Empresa vai recrutar voluntários para monitorar o conteúdo do site de vídeos

Se você frequenta o YouTube, você sabe que os comentários podem se tornar um campo de batalha em um lamaçal, com todos atolados em ofensas terríveis e desgastantes. A notícia é que o YouTube cansou de confiar apenas no seu algoritmo e nas denúncias de usuários confiáveis para controlar essa zona e agora vai dar poder a usuários qualificados.

 

Estes são os YouTube Heroes. Conforme divulgado pelo próprio site e pela CNET, o programa é todo baseado em usuários voluntários de carne e osso que poderão não apenas denunciar e marcar vídeos e comentários impróprios como também poderão adicionar comentários aos vídeos (as caixinhas de texto que aparecem durante a reprodução) e legendas.

 

Ou seja, é bom por dois motivos, especialmente na parte das legendas. Estes voluntários também terão um painel para acompanhar as próprias atividades, como ver se suas legendas foram aceitas e se o conteúdo que marcaram como impróprio foi removido.

 

A polêmica, obviamente, está em dois pontos: o primeiro é o YouTube passar a responsabilidade deste controle para os usuários, ou pelo menos grande parte dela; embora ele ainda tenha a palavra final, serão os Heroes que irão fazer o trabalho pesado.

 

O segundo ponto é: estas pessoas vão trabalhar de graça. Como o YouTube faz parte da gigantesca Google, o programa está sendo severamente criticado pela pão-duragem da companhia em não dar nenhum tipo de remuneração ou recompensa para seus Heroes.