Médico

Mês de Março marca um período de campanha para a conscientização do câncer

Já ouviu falar no CÂNCER COLORRETAL? 🔵O Mês de Março marca um período de campanha…

Já ouviu falar no CÂNCER COLORRETAL?

🔵O Mês de Março marca um período de campanha para a conscientização desse tipo de câncer.

O que é?
Também conhecido por câncer de intestino. No Brasil é segundo tumor mais comum, tanto em homens quanto em mulheres. Sendo mais frequente em pessoas com 60 anos ou mais.

Fatores de risco?
Os fatores para o aparecimento dessa doença são herança genética, obesidade, sedentarismo, tabagismo, baixo consumo de vegetais, consumo exagerado de alimentos processados, carne vermelha e bebidas alcoólicas.

Quais os sintomas e sinais da doença?
Os sintomas mais comuns são o sangramento retal, sangue não visível nas fezes, perda de peso, dor abdominal e alteração do hábito intestinal.

Como diagnosticar esse câncer?

  • Pela alta incidência desta doença, é indicado que toda pessoa (mesmo sem sintomas) deva realizar uma colonoscopia a partir dos 45 anos de idade para identificar precocemente os sinais. Mesmo com o primeiro exame normal, está indicada a repetição da colonoscopia a cada 10 anos.
  • Pessoas com história familiar de parentes de primeiro grau devem fazer a colonoscopia antes dos 45 anos de idade.
  • Já as pessoas com os sintomas da doença devem procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Felipe Rocha Reis é médico Perito Legista da Polícia Civil

Felipe Rocha Reis, nascido em 20 de dezembro de 1988, em Planaltina-DF. É o caçula do casal Geraldo Reis e Odirene Rocha, essa última natural de Bertolinia-PI. Morou até os 18 anos em sua cidade natal, saindo de lá para cursar medicina em Teresina-PI.

Formando-se após os árduos 6 anos de curso, dedicou-se a trabalhar por um ano no SAMU da cidade que tanto gostava, Floriano-Piauí. Regressou ao Distrito Federal para cursar a residência médica de cirurgia geral no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), mas, vislumbrando melhor aprendizado e com saudades do querido Piauí, optou por transferência para concluir sua residência médica no Hospital Getulio Vargas (HGV), em Teresina.

Realizou cursos de Vídeo Endoscopia e Colonoscopia em Goiânia-GO, no instituto CEMA, do professor e amigo Osmar Terêncio (in memoran).

Concluída a residência médica, trabalhou em Inúmeros serviços do Piauí e Maranhão, até o momento em que optou por residir definitivamente na cidade de Floriano – PI, junto com sua esposa, a odontóloga Luana Karine e seu filho Felipe Macau.

Atualmente, trabalha no Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN) como médico cirurgião geral, coordenador médico do Centro Cirúrgico e da Cirurgia Geral e como vice diretor Clínico do mesmo serviço.

É Médico Perito Legista da Polícia Civil do Maranhão e também o CEO (Chief Executive Officer)do instagram Cirurgião Raiz, maior Instagram Brasileiro de cirurgia, em que divulga seu dia-a-dia pessoal, médico e procedimentos cirúrgicos.