Goiânia

18 espaços públicos de Goiânia já foram acolhidos pelo “Adote uma Praça”

Diversas empresas já procuraram a prefeitura para reformar e manter diversos locais

18 espaços públicos já foram acolhidos pela população por meio do programa Adote uma Praça. A ação foi lançada pela prefeitura de Goiânia ainda em agosto de 2019.  De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves, o projeto tem como objetivo a realização de parcerias para a implantação, conservação, manutenção e execução de melhorias urbanas e paisagísticas em equipamentos públicos da capital.

“Esse é um projeto muito bem vindo na cidade e em cerca de cinco meses já com mais de 18 já espaços adotados pela sociedade, por entidades, empresas de uma forma geral, que vai resultar em locais qualificados, bem mantidos e resultando na economia de recursos que não necessitará mais de manter os espaços e ser direcionados a outras praças por exemplo, ganha a prefeitura, a comunidade, a cidade como um todo”, declarou o secretário, em entrevista ao Mais Goiás.

Algumas ações do Adote uma Praça já foram concluídas, por exemplo, uma praça ao lado do edifício Kingdom Park Residence no Setor Nova Suíça. Há algumas que ainda estão em andamento como o Coreto da Praça Cívica, ou o Relógio da Avenida Goiás, espaços que estão sob responsabilidade da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) da OAB Goiás. As últimas adoções a serem assinadas são em canteiros de avenidas próximo a condomínios Jardins da FGR construtora.

Neste exemplo a empresa se comprometeu a fazer limpeza do terreno, adubação/correção do solo, plantio de gramínea, de espécies arbustivas e de palmeiras, manutenção do local com podas, replantio e irrigação através de caminhão pipa. A construtora pretende cuidar das Avenidas Marginal Barreiro e Diógenes Dolival Sampaio, próximo ao Jardim Mariliza, e a Avenida José Hermano, nas imediações do Centro Cultural Oscar Niemeyer.

“Nós temos 18 adoções que estão em várias etapas distintas. Algumas já foram entregues, outras estão em andamento e há ainda as que serão iniciadas. O Município tem fiscalizado os adotantes, e a ideia é continuar o trabalho, até porque não sejam feitas as reformas, o que foi acordada, a praça volta a estar disponível a população”, declarou o secretário.

A empresa que participa do Adote uma Praça fica na responsabilidade de cuidar do local escolhido, por um período de três anos. O benefício é a autorização para colocação de uma placa, em forma de publicidade, com os cuidados para não se tornar uma poluição visual.