PANDEMIA

27% de aparecidenses testados têm resultado positivo para Covid-19

Há um ano, durante a primeira onda da pandemia, a taxa estava em 37%

Aplicativo Saúde Aparecida (Foto: Wigor Vieira)

Uma pessoa em cada quatro testadas com RT-PCR para diagnóstico da Covid-19, na primeira quinzena deste mês de julho, foi diagnosticada com a doença em Aparecida de Goiânia. A taxa de pessoas positivadas com o coronavírus chega a 27%. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número demonstra quadro de estabilização da pandemia na cidade.

Para se ter uma ideia, no ano passado, quando a cidade enfrentava a primeira onda da pandemia, nesta mesma época, a cada três testados um era diagnosticado com a doença. O índice de positividade estava em 37%, dez pontos percentuais acima do mesmo período deste ano.

Além disso, à época, o município contabilizava 9,1 mil testes RT-PCR realizados, 1.096 casos confirmados e 18 óbitos. A cidade já soma cerca de 328 mil testes RT-PCR realizados, 74.719 casos confirmados e 1.460 óbitos.

Monitoramento

Reportagem do Mais Goiás mostrou que o índice de transmissão de Covid-19 em Aparecida de Goiânia, o índice R, é de 0,83. Ou seja, a cada 100 pessoas infectadas, contaminam-se 83. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e foi um dos indicadores utilizados para avaliação do cenário pandêmico na cidade que possibilitaram a suspensão do modelo de escalonamento a partir da última segunda-feira (12).

“O ideal segundo a OMS é estar sempre abaixo de 1, o que demonstra estabilidade dos casos e da transmissão da doença no município”, afirma o secretário da Saúde, Alessandro Magalhães.

Esse índice é monitorado por meio de testagem em massa realizada no município. Ainda de acordo com a pasta, Aparecida já fez 325 mil testes de diagnóstico para covid-19, número relativo ao último boletim epidemiológico divulgado no dia 13 de julho de 2021. A média é de 7 mil testes semanais.