2º Hugol na Comunidade promove mais de 4 mil procedimentos
Evento realizado no Jardim Nova Esperança ofertou atividades de saúde, cidadania, estética e entretenimento para os moradores da Região Noroeste
A segunda edição do Hugol na Comunidade, evento de responsabilidade social, saúde, cidadania e diversão promovido pelo Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira no sábado (8) no Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo, realizou 4.610 procedimentos, dentre 1.939 orientações e exames de saúde, 957 participações nas atividades de entretenimento, 623 serviços e esclarecimentos de cidadania, 255 atendimentos de estética e 836 motoristas orientados na blitz sobre acidentes de trânsito.
Em pesquisa desenvolvida com os participantes do evento, foi constatado um índice de satisfação de 99%, considerando os que avaliaram o Hugol na Comunidade como “ótimo” e “bom”. A pesquisa também questionou as atividades que os moradores mais gostaram, sendo as três primeiras: HiperDia – aferição de pressão arterial e teste de glicemia (29%), avaliação nutricional (11%) e entretenimento (10%).
Shirley Aparecida do Nascimento, moradora do Bairro Petrópolis, conta: “Verifiquei minha glicose e fiz o passaporte do idoso. Soube do evento no ônibus e adorei ter vindo, foi ótimo”. A moradora do Jardim Nova Esperança, Maria Luzia Jacinto, foi ao Hugol na Comunidade buscando aferir sua pressão arterial, pois estava com mal-estar em casa. Após os resultados, verificou que sua pressão estava normal e participou das demais atividades.
Na área da saúde foram ofertadas ações de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, HIV e Hepatites B e C, vacinação para adultos (hepatite B, dupla adulto, tríplice viral e febre amarela), orientação nutricional (alimentação saudável e índice de massa corpórea), prevenção do câncer de pele, orientações sobre uso correto de medicamentos, avaliação física, fisioterapia do dia a dia, aula de zumba, orientação sobre doação de sangue e oficina de mastigação.
O evento também proporcionou atividades de cidadania, como a emissão de RG pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública, passaporte do idoso e passe livre para pessoas com deficiência pela Secretaria Cidadã, encaminhamento aos direitos, bolsa família e acesso ao conversor digital pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, conscientização para as crianças sobre os riscos do trânsito com o Detran-GO, blitz para orientação dos motoristas com o programa PARE do HUGOL e curso de informática básica e orçamento familiar pelas equipes de Tecnologia da Informação e Orçamento do hospital.
Para o entretenimento e embelezamento dos participantes, foram realizados cortes de cabelo masculino e feminino, adulto e infantil, curso de tranças, design de sobrancelhas e a quadra coberta do colégio ficou recheada de brinquedos infláveis, piscina de bolinhas e outros, além de pipoca e algodão-doce durante todo o evento. O acesso a essas atividades era concedido após o participante passar das demais ações, garantindo que a educação em saúde fosse realizada com todos.
O evento contou com o apoio de mais de 200 voluntários, dentre colaboradores do hospital, acadêmicos da área da saúde e profissionais das empresas e instituições parceiras. Para Bárbara Oliveira Siqueira, acadêmica de Biomedicina da PUC-GO, “o HUGOL ofereceu uma ótima oportunidade para vivermos a experiência prática da nossa formação”. Já o aluno de Farmácia, Marcelo Henrique Barbosa Zago, entende que essas ações sociais são importantes para a formação dos acadêmicos que foram voluntários, mas principalmente para os participantes, moradores da Região Noroeste, que foram beneficiados com as atividades oferecidas.