AVANÇO DA PANDEMIA

30% do efetivo dos bombeiros de Catalão já contraiu Covid-19

Situação chama atenção devido ao aumento de casos confirmados na cidade. Em Goiás 44% dos bombeiros militares já teve a doença, um morreu

18 dos 60 militares já forma infectados com o novo coronavírus (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

O 10º Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar, que fica em Catalão, passa por momentos de desfalque de efetivo em razão de profissionais com covid-19. Segundo a corporação, desde o início da pandemia, 18 militares foram contaminados. Isso corresponde a 30% do contingente da cidade. No momento, cinco militares estão em quarentena por suspeita do novo coronavírus e um bombeiro segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O tenente-coronel Warley Martins revela o militar internado é um profissional de 43 anos e está na UTI do Hospital São Nicolau, na cidade. Segundo o tenente, ele está no local há seis dias e o seu estado de saúde é considerado grave. O internado, que é especialista em mergulhos e resgates em altura, não tem comorbidades.

Warley destaca que a quantidade de profissionais afastados chamam atenção. “O número cresceu gradativamente no nosso efetivo e em Catalão por si só, mas a gente têm sido assistido por toda a equipe médica da corporação ou por profissionais de planos de saúde”.

O militar afirma que há diálogo entre o comandante-geral do batalhão e as secretarias de Saúde do estado e do município para que eles possam inserir os bombeiros no grupo prioritário de vacinação. “Entendemos que estamos na linha de frente. Seria muito bom rever a nossa classificação de segurança pública pois a gente sabe o serviço que a gente presta”, reafirma.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Catalão tem 5.562 casos confirmados e 149 mortes pela doença, dados da última terça-feira (16). O boletim traz a recuperação de 5.160 pessoas e 30 pessoas internadas em enfermarias e outras 30 em UTIs da cidade. Não há mortes em investigação.

Em todo estado

Segundo a corporação, desde o início da pandemia, em todo o estado, foram registrados 599 casos confirmados em todo o Corpo de Bombeiros. No momento, há 18 casos em monitoramento e 157 foram descartados. Uma vida foi perdida em razão da doença.

A vítima fatal foi o subtenente Jarbas Pires Borges. Ele morreu na madrugada do último dia 16 de setembro em decorrência de complicações causadas da covid-19. Ele estava internado no Hospital Garavelo, no Setor Garavelo Residencial Park, em Aparecida de Goiânia.

O militar nasceu em Rio Verde e tinha 40 anos. Ele entrou na corporação em 2000, servindo a maior parte no 4º Batalhão do município. Único Bombeiro Militar da ativa vítima de covid-19, Jarbas deixou três filhos.

Subtenente do Corpo de Bombeiros morre vítima de Covid-19
(Foto: Reprodução Redes Sociais)