30 pássaros silvestres são apreendidos em Goiânia
Polícia Civil recebeu denúncia e encontrou os animais machucados e sem identificação do Ibama
A Polícia Civil apreendeu, nesta quinta-feira (17), cerca de 30 pássaros silvestres em cativeiro em uma casa no setor Carolina Parque, na região oeste de Goiânia.
Os policiais chegaram ao local por meio de uma denúncia anônima por captura ilegal de animais e maus tratos. Na denúncia constava ainda que os pássaros eram enviados ilegalmente para o Ceará.
Logo que chegaram ao local, os policiais ouviram canto de pássaros. Os animais não possuíam a anilha de identificação do Ibama, o que significa que o proprietário não tinha autorização para criá-los. Além disso, muitos estavam machucados.
A dona da casa onde os pássaros estavam sendo mantidos disse aos policiais que o marido criava os animais sem autorização. O homem não estava na residência e vai ser intimado a responder criminalmente. Os animais foram levados para a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), que vai prosseguir com a investigação sobre o caso.
O delegado que efetuou a apreensão, Eduardo Gomes, acredita que o homem não vai permanecer preso, já que a pena para esse tipo de crime é de apenas um ano e, em grande parte dos casos, é convertida em pena alternativa. O delegado não divulgou o nome do suspeito.
*Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo