REMANEJAMENTO

353 detentos são transferidos internamente no Complexo Prisional de Aparecida

Movimentação visa reforma de um dos blocos da Penitenciária Odenir Guimarães; diretoria alega que obra vai garantir cumprimento da pena de forma mais adequada

Policiais penais se reúnem momentos antes de iniciar a operação de movimentação de detentos(Foto: DGAP - Divulgação)

Uma operação no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia movimentou 353 presos na manhã desta quinta (30). De acordo com a diretoria-geral do complexo penitenciário, o remanejamento dos detentos foi necessário para execução reforma interna da Penitenciária Odenir Guimarães (POG).

Duzentos e setenta e quatro presos, da POG, foram transferidos para um outro bloco, que segundo a direção do complexo, passou por reforma recente. O espaço esvaziado também será reformado, ao custo de, aproximadamente, R$ 2,5 milhões. O prazo para término da obra é de oito meses.

Dentro da Casa de Prisão Provisória (CPP), 79 detentos foram movimentados: 66 encaminhados à Central de Triagem, os outros 13 para a POG. Para executar o trabalho, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) empregou aproximadamente 100 policiais penais dos grupos de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), Tático de Ação e Escolta (GTAE) e Intervenção Tática (GIT), além dos servidores das unidades prisionais da 1ª Coordenação Regional Prisional.

A movimentação dos presos começou por volta das 7h25, simultaneamente na CPP e POG. Eles foram retirados das celas, revistados no equipamento de scanner corporal “BodyScan”. Em grupos, foram levados, dentro de ônibus, com escolta da Polícia Penal.

Histórico de presos transferidos no complexo

A Operação Mutatio teve início em fevereiro deste ano, e movimentou cerca de 252 presos entre os blocos da POG. No dia 9 de fevereiro, outros 154 detentos foram remanejados internamente da Central de Triagem para a Penitenciária Odenir Guimarães. Na terceira fase da operação, no dia 14 do mesmo mês, mais 87 detentos da CPP foram levados para a Central de Triagem. Ao todo, a DGAP movimentou 846 presos dentro do Complexo Prisional.