REMANEJAMENTO

353 detentos são transferidos internamente no Complexo Prisional de Aparecida

Uma operação no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia movimentou 353 presos na manhã desta…

Uma operação no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia movimentou 353 presos na manhã desta quinta (30). De acordo com a diretoria-geral do complexo penitenciário, o remanejamento dos detentos foi necessário para execução reforma interna da Penitenciária Odenir Guimarães (POG).

Duzentos e setenta e quatro presos, da POG, foram transferidos para um outro bloco, que segundo a direção do complexo, passou por reforma recente. O espaço esvaziado também será reformado, ao custo de, aproximadamente, R$ 2,5 milhões. O prazo para término da obra é de oito meses.

Dentro da Casa de Prisão Provisória (CPP), 79 detentos foram movimentados: 66 encaminhados à Central de Triagem, os outros 13 para a POG. Para executar o trabalho, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) empregou aproximadamente 100 policiais penais dos grupos de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), Tático de Ação e Escolta (GTAE) e Intervenção Tática (GIT), além dos servidores das unidades prisionais da 1ª Coordenação Regional Prisional.

A movimentação dos presos começou por volta das 7h25, simultaneamente na CPP e POG. Eles foram retirados das celas, revistados no equipamento de scanner corporal “BodyScan”. Em grupos, foram levados, dentro de ônibus, com escolta da Polícia Penal.

Histórico de presos transferidos no complexo

A Operação Mutatio teve início em fevereiro deste ano, e movimentou cerca de 252 presos entre os blocos da POG. No dia 9 de fevereiro, outros 154 detentos foram remanejados internamente da Central de Triagem para a Penitenciária Odenir Guimarães. Na terceira fase da operação, no dia 14 do mesmo mês, mais 87 detentos da CPP foram levados para a Central de Triagem. Ao todo, a DGAP movimentou 846 presos dentro do Complexo Prisional.