CONSCIÊNCIA

“3º Encontro de Conscientização Sobre o Autismo” mobilizou mais de 200 pessoas, em Aparecida

O evento celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo que ocorre no dia 2 de abril

Evento celebra conscientização sobre autismo, em Aparecida (Foto: SecomAparecida)

“3º Encontro de Conscientização Sobre o Autismo do Capsi Alegria” mobilizou mais de duzentas pessoas, em Aparecida. O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde do município e tem objetivo de trocar vivências, derrubar preconceitos e divulgar os tratamentos ofertados pela rede pública.

O encontro aconteceu na manhã da última quarta (6) e celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece no dia 2 de abril. O tema do evento foi “Lugar de Autista é em Todo Lugar” e reuniu centenas de pessoas no Parque da Família.

A coordenadora de Saúde Mental da SMS, Carolina Sartori destacou que a rede municipal atende aos pacientes autistas crianças e adolescentes, com acolhimento inicial sem necessidade de encaminhamento, no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Alegria (CAPSi Alegria), na Rua 29, quadra 85 A, lote 13, na Vila Brasília.

Terapia são essenciais para tratamento do transtorno do espectro do autismo

Moradora do Parque Itatiaia, Kelly Araújo é mãe de Ana, 11 anos. A garota é paciente do CAPSi. “Minha filha começou a ser atendida lá, não entendíamos o que ela falava, ela não conseguia se comunicar nem se socializar, e com as terapias começou a se desenvolver muito. Para nós, é um lugar essencial,” afirmou Kelly

A mãe de Ana afirmou ainda que deseja que todos vejam os autistas com um olhar diferente, de carinho, porque eles olham para as pessoas ditas “normais” com esse carinho. “Minha filha é muito especial, ela é uma pessoa boa que consegue juntar o sentimento com o pensamento. Ela é uma criança com sentimento, ânimo e afeto muito fortes”, completou.

Como conseguir atendimento o Capsi de Aparecida?

Pessoas que querem buscar esse atendimento ou tirar devem ligar no número 3545-7006. Segundo a SMS o atendimento vai direcionar quais documentos devem ser levados e será marcada uma avaliação na unidade para que o acolhimento inicial para identificar as demandas seja feito.

Manhã de conscientização e carinho sobre autismo

O Encontro, promovido pela Coordenação de Saúde Mental, teve início com uma caminhada com profissionais da Saúde, pacientes da rede e seus familiares. Muitos vestiam roupas de cor azul, símbolo do autismo. Houve brincadeiras, pula-pula e exposição de pinturas, além de rodas de conversas.

O evento também contou com conscientização sobre o autismo, com distribuição de panfletos educativos e depoimentos de familiares de pacientes sobre os desafios e vitórias vividos desde o diagnóstico até o tratamento e os resultados positivos obtidos.

O evento contou também com a presença de membros da Associação dos Familiares e Amigos dos Autistas de Goiás (Afaag). Os participantes puderam ser atendidos em estandes com orientações, atendimentos de auricoloterapia (Técnica terapêutica, semelhante à acupuntura, que ajuda a tratar problemas de saúde), rodas de músicas e de conversas.