4% das crianças de Goiás estão vacinadas contra covid, diz Secretaria de Saúde
O alcance da campanha de vacinação infantil contra covid-19 em Goiás continua baixo. Dados da…
O alcance da campanha de vacinação infantil contra covid-19 em Goiás continua baixo. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que apenas 4% das crianças de cinco a 11 anos receberam a primeira dose da vacina no Estado. A baixa cobertura vacinal se reflete no alto índice de ocupação de leitos de enfermaria pediátrica para covid na rede pública: no momento, é de 70%. E nas UTIs pediátricas, de 48%.
Em Goiás, 726 mil crianças estão aptas para receber o imunizante, mas apenas 25.142 foram vacinadas até o momento. Desde o início da pandemia, 43 crianças goianas menores de 10 anos de idade morreram por complicações da covid-19.
Baixa procura pela vacina tem ligação direta com a desinformação sobre reações
A SES afirma que a baixa procura tem ligação direta com a desinformação sobre os efeitos colaterais da vacina pediátrica.
Sobre o receio dos pais em vacinar os filhos, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) afirma que as chances de uma criança desenvolver quadros graves da covid-19 superam qualquer risco de eventuais reações após receber o imunizante. Na pesquisa foi constatado que, das 8 milhões de crianças vacinadas em todo o brasil, 4% apresentaram reações após receberem a vacina e entre esses casos, 97% foram de forma leve
O imunizante infantil disponível para as crianças são as vacinas Pfizer e CoronaVac, ambas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As vacinas se diferem do imunizante aplicado em adultos. Elas possuem formulação, frasco e quantidade (0,2 ml) diferentes.
Leia outras notícias no Mais Goiás
Clínicas de imagem ameaçam suspender atendimento pelo Imas por causa de dívida
12% do público infantil foi vacinado contra a Covid no Brasil
Explosão de casos de Covid neste janeiro teve menos mortes que pico de 2021, em Goiás
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt