IBGE

45% da população de 25 anos ou mais, em Goiás, ainda não finalizou a educação básica obrigatória

Números são de pessoas que não concluíram o ensino médio

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta (22), informam que 45% da população de 25 anos ou mais, em Goiás, ainda não finalizou a educação básica obrigatória. Os dados são 2023.

Os números são de pessoas sem instrução (5,1%), com ensino fundamental incompleto ou equivalente (26,8%), ensino fundamental completo ou equivalente (7,5%) e ensino médio incompleto ou equivalente (5,8%). A somatória chega a 45,2%.

Já aqueles que completaram o ensino médio somam 30,1% em Goiás. Outros 4,3% têm ensino superior incompleto ou equivalente e 20,5% ensino superior completo.

Vale citar, em 2022, o número de pessoas nessa faixa de idade sem finalizar a educação básica obrigatória era 48,1%. Ou seja, houve uma pequena melhora no período.

Segundo o IBGE, a PNAD Contínua começou em 2012 e, desde então, vem levantando trimestralmente, por meio do Questionário Básico, informações sobre as características básicas de educação para as pessoas de 5 anos ou mais de idade. “A partir de 2016, foi introduzido na pesquisa o módulo anual de Educação que, durante o segundo trimestre de cada ano civil, amplia a investigação dessa temática para todas as pessoas da amostra, bem como introduz a coleta de informações sobre a educação profissional”, informa o instituto.

LEIA MAIS:

Bueno tem maior densidade populacional de Goiânia, diz IBGE