SAÚDE

“49% dos pacientes da saúde do DF vêm de Goiás”, diz Celina Leão

Comentário foi feito pela vice-governadora depois que ela foi questionada sobre os problemas que o Estado enfrenta na área

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, afirmou que 49% dos pacientes da rede de saúde pública do DF vêm de municípios de Goiás que ficam no Entorno.

O comentário foi feito depois que ela foi questionada sobre os problemas que o Estado enfrenta na área.

“A gente primeiro tem que pontuar tudo que foi feito na saúde pública do DF. A gente avançou. A gente tem um entendimento que o Distrito Federal tem um processo migratório muito grande. Hoje, 49% dos nossos atendimentos são frutos da região do Entorno”, disse Celina.

“Nós ganhamos uma cidade de Aracaju nos últimos 10 anos. Isso não nos dá o direito de não nos preocuparmos com coisas graves que acontecem na saúde pública. Mesmo com o tanto de investimentos que temos feito, a gente se depara com as coisas que têm acontecido na saúde pública”, complementou.

Mortes de bebês
A administração do governador Ibaneis Rocha, da qual Celina faz parte, está sendo pressionada em razão do registro de 65 mortes de bebês internados em unidades médicas do Distrito Federal nos primeiros 60 dias do ano (de acordo com dados da própria Secretaria de Saúde). Trata-se da maior série histórica do DF desde 2016.

Outro caso que chamou atenção foi a morte de um bebê de um ano depois de esperar mais de 12 horas por uma ambulância que faria a transferência para um outro hospital. O Iges-DF, que é responsável pela administração das Upas de Brasília e também pelo contrato com a empresa privada que presta o serviço de ambulâncias reconheceu a demora para o transporte e disse que trataria do problema.