Monitoramento

500 câmeras de segurança serão instaladas em Goiânia até o final do ano

Na primeira etapa, instalação ocorrerá em oito pontos da cidade. Processo não irá gerar custos para o município

Novas câmeras serão instaladas em diferentes pontos de Goiânia. Expectativa é que 500 câmeras sejam colocadas em oito pontos da cidade. (Foto: Samuel Straioto/Mais Goiás)

Novas câmeras serão instaladas em diferentes pontos de Goiânia. Nesta primeira etapa, a instalação ocorrerá em oito pontos da cidade, com destaque para Centro e Setor Norte Ferroviário, que receberão cerca de 25 equipamentos. Não há custos para o Município. A expectativa da prefeitura é de que 500 novas câmeras  sejam instaladas até o final do ano na cidade.

A montagem das câmeras faz parte de uma contrapartida de empresas de telefonia que estão instalando equipamentos de telecomunicações na cidade. Ao invés de a empresa pagar uma compensação financeira, ela ficará responsável por colocar os instrumentos que serão usados para a segurança de locais já revitalizados pela prefeitura, entre eles a Rua do Lazer, no Centro de Goiânia, alvo de ação de vândalos após obras no local.

“Pelo uso da área pública já que há a instalação de antenas de pequeno porte, a empresa dá estrutura para o município como contrapartida. A cidade ganha, pois ficará mais segura. Serão instaladas em locais que já houve uma revitalização e que há uma grande circulação de pessoas como a Rua do Lazer e a Praça do Trabalhador”, argumentou o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves.

O secretário explicou que as câmeras conseguem fazer identificação noturna e, numa próxima etapa, os equipamentos estarão aptos a promover identificação de placas de veículos, reconhecimento facial, entre outros pontos na área de inteligência. O intuito é que elas ajudem a prevenir crimes.

Em 2017, havia apenas um equipamento em funcionamento. Hoje, 55 estão instaladas pela cidade (o número não conta as câmeras de trânsito).

Também foi informado que serão instalados sensores de um sistema chamado Internet of Things (IOT), em livre tradução, Internet das Coisas, que são sensores que coletam informações técnicas dos locais onde estão instaladas, por exemplo, qualidade do ar e temperatura, que servirão de subsídios para a gestão em estudos e ações nas mais diversas áreas.

O Centro de Gestão Integrada (CGI), coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) é outro local que recebeu investimento com instalação de novas câmeras.

A central recebeu 12 telas de LED de 50 polegadas e quatro microcomputadores de última geração, que criaram duas novas posições de monitoramento no CGI. O acompanhamento será feito pela Guarda Civil Metropolitana.

Multas de trânsito

Segundo Henrique Alves, as câmeras a serem instaladas não serão usadas para aplicação de multas. Elas darão suporte ao sistema de segurança da cidade.