COVID-19

506 idosos acamados são vacinados no 1º dia de campanha em Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou que 506 idosos acima de 60 anos acamados foram…

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou que 506 idosos acima de 60 anos acamados foram vacinados contra a Covid-19, na última terça-feira (9), em Goiânia. A expectativa da pasta é que o grupo composto de 3 mil idosos nesta situação sejam vacinados até a próxima semana. Apesar de ter sido considerado tranquila, alguns leitores do Mais Goiás relataram dificuldades de agendarem a imunização pelos canais disponibilizados pela prefeitura.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Grécia Carolina Pessoni, ressalta que para esse tipo de atendimento é necessário o agendamento pelo 3267-6123 e pelo WhatssApp 3524-6305. Porém, leitores do portal reclamaram de demora no atendimento do telefone e até mesmo de não receberem respostas pelo aplicativo de mensagens. O não retorno para confirmar o agendamento também foi levantando.

“A nossa central realmente ficou muito congestionada nos últimos dias e já tem uma equipe trabalhando para realizar o problema. A questão é que tem algumas pessoas que não sabendo distinguir a questão de acamados e acabam solicitando a vacinação em casa. Mas esses problemas já foram resolvidos”, conta. Segundo ela, idosos que estão na cobertura do programa Saúde da Família não necessitam fazer cadastros.

Grécia explica que os idosos que conseguem dar um volta em casa, mesmo com algumas dificuldades, podem ser encaminhadas para o drive-thru ou os postos fixos, que são em escolas. A gerente afirma que os estabelecimentos tiveram movimento tranquilo na manhã desta quarta-feira (10).

“Estamos com equipes volantes em todas as escolas. Caso tenha algum idoso que apresente alguma dificuldade, essas pessoas vão até lá.  Lembrando que lá não é drive-thru, mas entendemos esses casos”, destaca.

Grécia afirma que também houve ajuda de pacientes atendidos do home care da Unimed. “Eles já têm os cadastros desses pacientes e a gente disponibiliza a dose e o parente assina um termo para ter ciência que o imunizante está sendo disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que não pode ser cobrado por ele. Lembrando que não estamos disponibilizando para todos os usuários do planos. Isso é apenas uma parceria”, sublinha.

A gerente afirma que o aplicativo Prefeitura 24 horas funcionará em breve como um nova alternativa para marcação desses agendamentos. Na segunda dose do imunizante, prevista para ocorrer 28 dias após a primeira aplicação, não haverá necessidade de agendamento e a própria prefeitura entrará em contato para informar a hora e data do local do reforço

Outros grupos

A vacina também está disponível para idosos acima de 85 anos. A imunização ocorrerá em nove pontos de Goiânia e será realizada por ordem alfabética. Nesta quarta-feira (10), pessoas com iniciais de A a I devem ser vacinadas. Na quinta-feira (11), será a vez das pessoas com iniciais de J a M; e na sexta (12), chega o momento daqueles com nomes iniciados com letras de N a Z. (Veja o gráfico com os endereços). Até o momento, mais de 1 mil idosos foram vacinados.

(Infográfico: Niame Loiola/Mais Goiás | Fonte: SMS Goiânia)

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, afirma que o interessado não precisa de “desespero” para chegar antes do horário nos locais de imunização. “Separamos uma quantidade de doses que é suficiente para todos dessa faixa etária. Então, Então há necessidade de pessoas chegando às 4h às 6h no drive-thru, por exemplo. A finalidade é que seja rápido”, pontua.