52% do total de testes PT-PCR realizados em Goiás foram feitos em Aparecida
O município realizou total de 405.146 testes considerados padrão ouro para detecção de Covid-19 desde o início da pandemia
* com Eduardo Pinheiro
Aparecida de Goiânia realizou 52% do total de testes PT-PCR no estado de Goiás deste o início da pandemia da Covid-19. O município fez o total de 405.146 testes considerados padrão ouro para a detecção do Coronavírus. Em Goiás o número de testes PT-PCR realizados foi de 775.586. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida e do Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde.
A proporção de testes realizados é de 67 a cada 100 mil habitantes em Aparecida de Goiânia. Enquanto esse número no Estado é bem menor: são feitos 0,01 testes para detecção da Covid-19 a cada 100 mil habitantes.
O município adquire os testes através de uma parceria com um laboratório, com recursos próprios do erário.
Somente no mês de outubro, 11.573 pessoas testadas 1.331 tiveram resultado positivo para a Covid-19 em Aparecida de Goiânia no mês de outubro. Assim, o índice de positividade de 11,50% considerado o menor de 2021, indicando desaceleração da pandemia.
Identificação da variante ômicron
Foram esses testes que identificaram a chegada da variante ômicron em Aparecida de Goiânia na última segunda-feira (13). Duas mulheres apresentam sintomas leves e estão sendo acompanhadas pela central de telemedicina da Saúde municipal. Os familiares das pacientes também estão em quarentena e testaram negativo para Covid-19.
Nos dias 8 e 9 de dezembro duas mulheres residentes em Aparecida testaram positivo para o coronavírus e informaram que participaram de um culto religioso com missionários vindos de Luanda, na África, em Goiânia. Assim, a capital também passou a monitorar os participantes do evento religioso para evitar que a variante ômicron se espalhe pela cidade.