COVID-19

57,4 novos casos por dia: Covid atinge menor patamar de contágio desde fevereiro, em Aparecida

Média móvel de novos casos de Covid-19 em Aparecida alcança 57,4 detecções diárias e atinge…

Média móvel de novos casos de Covid-19 em Aparecida alcança 57,4 detecções diárias e atinge o menor patamar desde o mês de fevereiro deste ano. O indicador registra tendência de queda. O pico do índice ocorreu no dia 24 de agosto, quando ficou em 339,8 novos casos por dia.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 51 casos da infecção foram identificados e um óbito registrado no período de 24 horas.

A média móvel de óbitos causados pela infecção viral no município está abaixo de 2 mortes diárias desde o dia 22 de setembro. Em outubro, o índice oscilou entre 0,85 e 1,14 mortes por dia. Já o pico da média móvel de óbitos aconteceu no dia 18 de abril, quando chegou a 8,5 mortes diárias.

As médias móveis foram obtidos a partir dos números divulgados nos boletins epidemiológicos da SMS. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também registrou queda. No dia 29 de março, a rede pública de saúde estava com 90% dos leitos de UTI utilizadas, na última quinta-feira (28), a ocupação estava em 34%.

Melhora de cenário epidemiológico coincide com avanço da vacinação, em Aparecida

O melhora nos dados epidemiológicos de Aparecida coincide com o avanço da campanha de vacinação contra Covid-19 na cidade. O total de pessoas vacinada com a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19 em Aparecida equivale a 66,4% da população do município em 2021.

Ao todo, 400.219 aparecidenses passaram pela primeira etapa de imunização. Os dados de vacinação foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde no último dia 25. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estima que Aparecida possua 601.844 habitantes.

Também foram aplicadas 248.472 vacinas como segunda dose e 16.710 moradores receberam vacinas em dose única. Atualmente o município também aplica a dose de reforço (terceira dose) em idosos. 8.146 receberam o reforço.

Aparecida vai aumentar flexibilizações sanitárias nos próximos dias

O cenário epidemiológico para Covid-19 no município permite mais flexibilizações para as medidas sanitárias. Por decisão do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 (COE), Aparecida de Goiânia deve liberar casas de shows e ampliar eventos para mil pessoas. A portaria deve ser editada e publicada nos próximos dias.

A portaria deve permitir a realização de eventos sociais e corporativos em espaços abertos para até 1 mil pessoas e em locais fechados para 500 participantes. Além disso, boates, casas de shows passam a ser liberados para funcionar, a exemplo do que já acontece em Goiânia.