IMUNIZAÇÃO

60 mil pessoas ainda não buscaram a 3ª dose contra Covid em Aparecida

Dados são da Secretaria Municipal de Saúde e apontam ainda que grande parte destes moradores já estão em atraso para receber a dose de reforço

Mais de 60 mil pessoas que estão no prazo de receber 3º dose não buscaram postos em Aparecida (Foto: SecomAparecida)

Mais de 60 mil pessoas estão no prazo ideal para receber a terceira dose de imunizantes contra Covid-19, mas ainda não buscaram postos para se vacinar, em Aparecida. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e apontam ainda que grande parte deste total já estão em atraso para receber D3. A dose de reforço é importante para impedir que casos da infecção se agravem e levem à morte, principalmente em idosos contaminados.

“O esquema vacinal completo, com D3 ou D2 da Janssen é indispensável, sobretudo para os idosos. Com o avanço da vacinação temos constatado uma redução e estabilidade das taxas de internação hospitalar para tratamento da Covid-19 em Aparecida e não podemos deixar que essa tendência positiva seja ameaçada por uma cobertura vacinal insuficiente”, afirmou o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela pasta, a ocupação de UTIs exclusivas para tratamento de Covid-19 na rede pública de saúde está em 43,37% e 69% nas enfermarias. Foram registrados 404 novas detecções da infecção viral no período de 24 horas, no município.

Pesquisa aponta que maior parte das internações causada pela Covid são de pessoas com vacinação atrasada

Um levantamento feito pela Saúde Municipal apontou que 76% das internações causadas por complicações da Covid-19 nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s) da rede pública municipal eram de pessoas com o esquema vacinal em atraso ou não vacinadas, sendo que 71% destes pacientes eram idosos.

“Nossos dados mostram que as internações e casos graves estão atingindo as pessoas com vacinas em atraso ou não vacinadas com mais força na população idosa, característica observada desde o início da pandemia. Mas agora contamos com as vacinas e muito sofrimento e mortes podem ser evitados”, disse Alessandro.

De acordo com o levantamento, das 21 pessoas internadas com coronavírus na rede pública municipal no dia 25 de janeiro, 16 estavam com o esquema vacinal em atraso ou não eram vacinadas. A pesquisa apontou ainda que do total de pessoas internadas em UTIs, 62% delas já poderia ter recebido a dose de reforço, mas não buscou os postos e 13% não havia recebido nenhuma dose da vacina.

Onde se vacinar em Aparecida?

Qualquer morador acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 35 postos que funcionam sem necessidade de agendamento. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e Cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. O município continua a vacinação infantil de crianças de 5 a 11 anos

A vacinação pediátrica. para crianças de 5 a 12 anos também estão disponíveis em sete postos fixos: Central de Imunização e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Já a imunização nas UBSs ocorre de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.

Quando se vacinar com a 3º dose da vacinação?

Quem recebeu a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a terceira dose de vacinação mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Atualmente, a vacinação adulta está disponível em 35 postos: Central de Imunização; UBS Andrade Reis; UBS Bairro Cardoso; UBS Bairro Ilda; UBS Bairro Independência; UBS Bandeirantes; UBS Buriti Sereno; UBS Campos Elíseos; UBS Cândido de Queiroz; UBS Caraíbas; UBS Chácara São Pedro; UBS Colina AzuL; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Expansul; UBS Jardim Bela Vista; UBS Jardim Boa Esperança; UBS Jardim dos Buritis; UBS Jardim dos Ipês; UBS Jardim Florença; UBS Jardim Olímpico; UBS Jardim Tiradentes; UBS Madre Germana; UBS Nova Olinda; UBS Papillon Park; UBS Parque Trindade; UBS Pontal Sul II; UBS Residencial Anhambi; UBS Residencial Garavelo Park; UBS Retiro do Bosque; UBS Riviera; UBS Rosa dos Ventos; UBS Santa Luzia; UBS Santo André; UBS Veiga Jardim; e UBS Vila Delfiori.