600 mil pessoas ainda não receberam nenhuma dose de vacina contra Covid-19, em Goiás
Cerca de 600 mil pessoas ainda não receberam nenhuma dose de imunizantes contra Covid-19, em…
Cerca de 600 mil pessoas ainda não receberam nenhuma dose de imunizantes contra Covid-19, em Goiás. Os dados são referentes à última atualização disponível do Ministério da Saúde, feita no dia 9 de dezembro, data anterior ao ataque hacker nos sistemas do MS. Apesar de desatualizado, o registro revela que ainda há um grande número de pessoas que não recebeu nenhuma dose de vacina contra o coronavírus no estado.
O ataque digital ao MS impede que os dados da vacinação em Goiás sejam atualizados devido à inoperabilidade da plataforma sobre a imunização contra Covid-19. Até o último dia em que o sistema do Governo Federal estava operante, 599.269 pessoas não tinham recebido nenhuma aplicação de vacina contra a Covid-19 no território goiano.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), apesar da inoperabilidade do sistema e da impossibilidade de atualização dos dados, a informação sobre vacinação continua sendo registrada pelos municípios no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde.
Dados de vacinação continuam sendo registrados, mas não podem ser atualizados
Ainda segundo a pasta, estas informações ficam armazenadas na Rede Nacional de Dados de Saúde em Saúde (RNDS), plataforma gerenciada pelo DataSUS, do ministério. Os estados conseguem acessar as informações por meio de uma API (Application Programming Interface), também oferecida pelo MS.
Entretanto, de acordo com a SES, desde a data do ataque ocorrido aos sistemas oficiais, este acesso foi removido e não foi restabelecido até agora. Portanto, os dados de imunização estão sendo lançados no SI-PNI, mas não podem ser consolidados no Painel da Covid-19 de Goiás até que o MS restabeleça o acesso da secretaria de estado à referida API.