62% dos goianos acham que autoridades não impõe ou fiscalizam medidas de combate à Covid
Levantamento indica que 73,6% goianos acreditam que a vida vai retornar à normalidade quando todos forem vacinados
Cerca de 62% dos goianos acreditam que as autoridades perderam a capacidade de impor ou fiscalizar medidas de combate à Covid-19, segundo levantamento realizado pelo Goiás Pesquisas para o Mais Goiás. Conforme o estudo realizado entre os dias 25 e 31 de julho, 23,1% dos entrevistados avaliam que as medidas estão sendo executadas da melhor maneira; 11,3% acreditam que as medidas são exageradas e 3,6% não quiseram opinar.
No levantamento, 51,1% disseram ter familiares, amigos ou conhecidos que contraíram a Covid-19. Outros 18,8% afirmaram que durante o período da pandemia perderam pessoas próximas para a doença. Apenas 27,7% conhecem alguém que se recuperou do vírus e 2,4% não quiseram opinar.
Em relação ao cenário da pandemia em Goiás, 56,3% dos entrevistados disseram que as pessoas estão banalizando as medidas de enfrentamento. Outros 22,4% acreditam que mesmo com o avanço da vacinação as pessoas continuam se cuidando. O estudo aponta que 19,1% acreditam que se as pessoas continuarem ignorando as medidas de enfrentamento a pandemia faltará leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Apenas 2,2% não quiseram opinar.
Vacinação
Segundo a pesquisa, 52,4% das pessoas acreditam que a vacinação é a única forma segura para acabar com a pandemia e retomar à vida normal. Cerca de 16,8% disseram que a imprensa faz um bom trabalho alertando a população sobre os riscos da pandemia, outros 10,7% disseram que a imprensa não ajuda, pois foca apenas em casos graves e óbitos. Outros 18,9% acreditam que é preciso usar máscara, manter distanciamento social e higienizar as mãos e 1,2% não quiseram opinar.
O levantamento demonstra que 73,6% dos goianos acreditam que a vida vai retornar à normalidade quando todas as pessoas forem vacinadas. Já 14,1% pensam que a vida só vai voltar normal somente no próximo ano, quando a doença for controlada. Outros 9% quando deixarmos de usar máscaras e 3,3% não quiseram opinar.
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 31 de julho revela o cenário da pandemia de coronavírus em Goiás. Foram ouvidas 726 pessoas em nove regiões do estado com intervalo de confiança de 95% e 4 pontos percentuais de margem de erro.