APELO PESSOAL

79% dos goianos nunca fizeram trabalho voluntário, diz pesquisa

Estudo realizado pelo Instituto Goiás Pesquisas em parceria com o Mais Goiás traça o perfil do voluntário no Estado. De acordo com os dados, engajamento é motivado principalmente por causas pessoais

Estudo realizado pelo Instituto Goiás Pesquisas em parceria com o Mais Goiás, aponta que 79% dos goianos nunca fizeram trabalho voluntário. E são muitos os motivos. Entrevistados dizem não saber encontrar informações (49%), alegam não ter tempo (26%), não confiam em organizações não-governamentais (Ongs) (8%), e não têm habilidades compatíveis com as vagas disponíveis (9%).

Por outro lado, as pessoas que resolvem se engajar parecem ter um bom motivo. Segundo aponta a pesquisa, 74% dos que fazem ou fizeram trabalho voluntário voluntário foram motivados por causas pessoais, como doença na família, violência no bairro, religião, entre outras. Desses, 66% possuem vínculos com instituições religiosas ou de caráter humanitário.

Segundo o diretor do Instituto Goiás Pesquisas, Jorge Lima, o principal intuito é investigar como as pessoas se envolvem ou deixam se envolver pelo trabalho voluntário. Ele diz que a pesquisa deixa claro que há uma questão pessoal que liga o voluntário à busca ou fundação de uma instituição voltada para a ajuda de pessoas ou causas.

O levantamento, realizado pelo segundo ano consecutivo, é realizado por uma equipe de sociólogos e antropólogos entre outros pesquisadores. Foram entrevistadas 732 pessoas no Estado de Goiás nos meses de janeiro e fevereiro de 2020.

(Infográfico: Niame Loiola/Mais Goiás | Fonte: Instituto Goiás Pesquisas)

Gargalos

Jorge Lima avalia que geralmente o brasileiro chega ao trabalho voluntário pelo amor ou pela dor. Ou seja, o quesito pessoal é essencial para que haja engajamento. Como alguém que foi vítima de violência ou perdeu um parente por doença. No entanto, ele pondera que este tipo de ação requer mesmo comprometimento. O que esbarra no fato de 26% dos entrevistados alegarem não ter tempo para se dedicar à tarefa.

“As pessoas também reclamam que há excesso de burocracia por parte das instituições. De fato, o que elas fazem é separar quem terá comprometimento e quem não terá. Algumas instituições têm 60 anos, como a Vila São Cottolengo, e precisam de gente comprometida”, diz. 

Outro ponto é a falta de divulgação, motivo apontado por 49% dos entrevistados como um dos empecilhos. Jorge Lima diz que há de fato um gargalo no assunto, seja por falta de espaço na mídia tradicional, seja por falta de recursos das instituições para contratar jornalistas, designers e publicitários. “No entanto, quanto tempo uma pessoa passa por dia na internet. Quantas vezes ela compartilhou material de instituições?! Às vezes nunca”, aponta.

(Infográfico: Niame Loiola/Mais Goiás | Fonte: Instituto Goiás Pesquisas)

Voluntário

O servidor público, Rafael Cunha, chegou ao voluntariado por acaso. Ao participar de uma formação de líderes, da Escola de Governo, teve que buscar uma instituição para ajudar e observar quais as características ela tinha e o que ela precisava. Assim, ele chegou a um projeto, que o tocou. 

A iniciativa tem o objetivo de reduzir a evasão escolar por falta de materiais como lápis, cadernos, livros e borrachas. O projeto foi criado por uma voluntária, que percebeu que muitas crianças deixam de ir à escola por carência desses itens. Assim, ela começou a montar kits para doar e a ideia acabou crescendo e se desenvolvendo. 

“Não tive nenhuma dúvida de que era a instituição que eu iria ajudar. Começamos trabalho de arrecadação de material escolar e criamos estratégias para angariar quantidades cada vez maiores. Acabou que me envolvi um pouco mais e quis acompanhar a entrega dos materiais”, diz Rafael.

Confira abaixo mais informações do levantamento:


Quem são os que mais se voluntariam?

63% Mulheres

37% Homens

 

Que perfil tem mais adesão ao voluntariado?

66% Dos voluntários possuem vínculos com instituições religiosas ou de caráter humanitário

22% Se envolve com questões relacionadas à defesa e proteção dos animais

12% Relacionam-se à ideia de fazer o bem a quem precisa, em qualquer área.

 

Quais motivos são alegados para o não envolvimento com trabalho voluntário?

49% Afirma não saber onde encontrar informações sobre trabalho voluntário

26% Alega não ter tempo para trabalho voluntário

8% Diz não confiam em organizações não-governamentais

9% Por não ter habilidades compatível com as vagas disponíveis

8% Pela falta de flexibilidade de horários nas instituições

 

Porque as pessoas fazem trabalho voluntário?

43% Para se sentirem melhor como pessoa

27% Desejam mudar o mundo

14% Por questões religiosas ou humanitárias

10% Por questões profissionais

6% Para ocupar o tempo livre

 

Que relação os voluntários estabelecem com as organizações ou pessoas que são beneficiadas por suas atividades?

73% Doação de alimentos, roupas ou dinheiro

9% Doação de sangue

18% Doação de tempo de serviço

 

Qual meio mais utilizado pela população para buscar informações sobre voluntariado?

62% Buscam através da internet

21% Em instituições religiosas

11% No bairro onde moram

6% No local de trabalho