VACINAÇÃO

9,5% dos aparecidenses com mais de 12 anos não tomaram 1º dose contra covid

Em números absolutos, percentual representa universo de 45 mil pessoas

9,5% dos aparecidenses com mais de 12 anos não tomaram 1º dose contra covid - (Foto: Jucimar de Sousa)

Pelo menos 45.395 moradores de Aparecida de Goiânia acima dos 12 anos vão terminar o ano de 2021 sem tomar a vacina contra a Covid-19. Esse número representa 9,5% da população da faixa etária apta a receber o imunizante. Os dados são da Secretaria Muncipal de Saúde.

Ao todo, a prefeitura de Aparecida de Goiânia aplicou a primeira dose em 415.773 contra a doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Outras 16.710 receberam a vacina de dose única (Janssen e que podem receber uma segunda dose). O prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) decretou ponto facultativo para o dia 31 de dezembro.

Com isso, nesta quinta-feira (30) é a última oportunidade para que aparecidenses se imunizem contra o coronavírus.

Estudos recentes indicam que pessoa scom duas doses de vacina e uma terceira de reforço têm proteção contra casos graves da variante ômicron do coronavírus, que tem 22 casos confirmados e com transmissão considerada comunitária (ou seja, que não é possível determinar a linha de contaminação) em Aparecida de Goiânia.

Atualmente a cidade tem no estoque para a continuidade da campanha de vacinação 25.808 entre doses dos laboratórios Pfizer, Astrazeneca, Janssen e Coronavac usadas para primeira, segunda e dose reforço na população.

Dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia

Os dados da prefeitura de Aparecida de Goiânia ainda mostram que 44.367 pessoas receberam a dose reforço de vacina contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia. Isso representa 5,38% do total de vacinas aplicadas no município, que é de 825.310 doses.

Onde se vacinar contra Covid-19 em Aparecida de Goiânia?

A vacinação contra a Covid-19 em Aparecida continua a ser realizada em 38 salas de imunização sem necessidade de agendamento prévio. Sendo que 36 delas são em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A central de Imunização e o drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela, atendem de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.