INFORMES

98% dos casos de varíola dos macacos em Goiás são em homens

Boletim da Secretaria de Saúde informa que são 182 casos confirmados, até esta quinta-feira (25)

Goiás tem 453 casos de varíola dos macacos, diz SES-GO (Foto: Agência Brasil)
Goiás tem 453 casos de varíola dos macacos, diz SES-GO (Foto: Agência Brasil)

Boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) divulgado nesta quinta-feira (25) informa que há 182 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox). Em  98,35% (179) dos casos, os pacientes são homens. As mulheres são 1,64% (3).

A doença atinge pessoas de 9 a 64 anos em Goiás e a “mediana” é de 32 anos. Além disso, existem 415 casos suspeitos em investigação no Estado e 20 prováveis. 178 já foram descartados.

Só em Goiânia são 149 casos confirmados, 154 suspeitos e 18 prováveis. 96 foram descartados. O boletim municipal alerta:

  • Sinais e sintomas: Febre, cefaléia, erupção cutânea, mialgia adenomegalia e dor nas costas
  • Transmissão: Fluidos corporais, gotículas, contato íntimo ou materiais contaminados
  • Medidas de prevenção: Uso de máscaras, higiene das mãos e descarte adequado de resíduos

“Ao aparecer quaisquer sinais ou sintomas como febre alta e súbita, dor de cabeça, aparecimento de ínguas e erupções cutâneas procure atendimento por um profissional de saúde para fazer avaliação clínica necessária.”

Em relação ao Brasil, dados da pasta informam 4.144 casos de varíola dos macacos. São Paulo e Rio de Janeiro têm mais confirmações: 2.640 e 508, respectivamente. Estes números são do Ministério da Saúde.

Ainda segundo o informe, são mais de 45 mil casos e 12 mortes por varíola dos macacos pelo mundo.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que a maioria dos contaminados é dos Estados Unidos – mais de 34% da contagem total. Desde julho a organização declarou emergência de saúde global.