Continua tendo Eixão

Trabalhadores da Metrobus suspendem greve até a próxima segunda-feira (20)

A greve dos motoristas da Metrobus anunciada para começar nesta quarta-feira (15) foi suspensa até a…

A greve dos motoristas da Metrobus anunciada para começar nesta quarta-feira (15) foi suspensa até a próxima segunda-feira (20). A decisão foi tomada hoje após encontro entre os profissionais e representantes da empresa no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para uma possível conciliação.

A empresa apresentou uma proposta que consiste no reajuste de 2% no salário dos funcionários, aumento de R$ 827 no vale alimentação e a permanência do anuênio. Diante essa situação, foi acertado que, no próximo domingo (19), uma nova assembleia será realizada para análise e saber se ganha o aval da categoria.

Por meio de nota, a Metrobus destacou que a categoria aceitou os termos e que os mesmos irão referendar o acordo em assembleia para que “seja homologado judicialmente”. A empresa destacou que a operação em toda a Avenida Anhanguera e extensões funcionarão normalmente. Leia nota completa no final da matéria.

Impasse

No último dia 6, a categoria informou que foi surpreendida com a redução do vale-alimentação e o corte do anuênio no salário dos trabalhadores. Um trabalhador, que decidiu não se identificar, relatou ao Mais Goiás que os cortes foram feitos em março deste ano. Além do retorno do benefício, os motoristas reinvidicam a negociação do Acordo Coletivo para 2019, que deveria ter sido realizado em fevereiro, mas que ainda não aconteceu. “Nós fazemos o planejamento das despesas de casa com base no que recebemos. Do nada, sem aviso ou negociação, eles reduzem nosso salário. Fomos pegos de surpresa e como ficam as contas agora?”, questionou.

No último dia 10, houve um primeiro encontro entre as partes, onde o presidente da Metrobus, Paulo César Reis, destacou as dificuldades financeiras que a empresa vive. Na ocasião, a proposta a ser analisada pela empresa consistia em não ter aumento salarial, manter o vale-alimentação em  R$ 1037,94, manutenção dos 3% dos anuênio ACT 2018/2019, 2% de anuênio doravante, retroativo de 1° de março de 2019 e cesta natalina integral.

Para tentar minimizar o impacto da possível paralisação da categoria, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) anunciou um plano contingencial em que 107 ônibus estarão em circulação fazendo baldeação em cinco terminais que compõem o Eixo (Novo Mundo, Praça da Bíblia, Praça A, Dergo, Padre Pelágio e Vera Cruz). Esse plano, entretanto, só entrará em funcionamento caso haja a paralisação.

Nota da Metrobus

A Metrobus apresentou na manhã desta terça-feira (14/05) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Goiânia, uma contra-proposta ao Sindicato dos Trabalhadores em Transporte do Estado de Goiás (Sindittransporte) que teve seus termos aceitos. Desta forma, decidiram por suspender a greve anunciada. A partir de agora, irão apenas referendar o acordo em Assembleia, que será realizada no próximo domingo (19/05) para que seja homologado judicialmente, pondo fim, então, ao Dissídio Coletivo. A operação realizada pela empresa no Eixo Anhanguera e extensões continua funcionando normalmente.