Abastecimento

Abastecimento de Água é normalizado em Aruanã

A Saneago prevê normalização total até o final da tarde desta quarta-feira (05)

Abastecimento de Água é normalizado em Aruanã

Nesta quarta-feira (5),teve início a normalização de distribuição de água no município de Aruanã, a 314 quilômetros da capital. A suspensão do serviço, que durou aproximadamente um dia, foi feita após vídeos em que mostram a morte de peixes no Rio Vermelho, afluente que banha o Rio Araguaia na cidade. Além da normalização do reabastecimento, pela Saneago, o Governo de Goiás iniciou uma força tarefa para normaliza o nível de oxigênio no Rio Vermelho.

O abastecimento começou ser normalizado às 22 horas na ultima terça-feira (04), o órgão de saneamento disse em nota que o serviço seria normalizado gradualmente até o final da tarde. E pede aos moradores da cidade para terem consumo moderado até o serviço ser completamente restabelecido.

Força tarefa no Rio Vermelho

Técnicos da Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semada), em conjunto com das Polícias Militar Ambiental e Civil, iniciaram estudos e coletas da água do Rio Vermelho. A Saneago fez estudos e descartou contaminação por agrotóxicos e pesticidas no lugar onde foram encontrados os peixes mortos. O Ministério Público de Goiás (MP-GO) também participou da força tarefa.

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o que foi comprovado até momento pelos estudos feitos é que o oxigênio esta em nível abaixo do normal, o que pode ter causado a morte de peixes no Rio Vermelho.

“Nosso trabalho, neste momento, é identificar a causa dessa redução nos níveis de oxigênio ao longo do rio”, explica o gerente.

Relembre o caso

Na última segunda-feira (03), um vídeo feito por um bombeiro registra centenas de peixes se abatendo e alguns mortos às margens do Rio Vermelho, no município de Aruanã, a 315 quilômetros de Goiânia. O registro aconteceu no Posto das Araras na foz do Rio Vermelho com Araguaia. O Batalhão Ambiental da Polícia Militar esteve nos locais e registrou ocorrência e abriu investigações.

A motivação do incidente ainda não foi comprovada.