Saneago

Abastecimento de água em Pontalina é retomado após rompimento de represa

Normalização do serviço ocorre gradualmente e recuperação total do sistema ocorre ainda neste domingo (5), afirma Saneago

O abastecimento de água em Pontalina foi retomado por volta das 11h40 deste domingo (5), afirma a Companhia Saneamento de Goiás (Saneago). Segundo a Companhia, a normalização do serviço ocorre gradualmente após uma represa se romper após forte chuva no município no último sábado (4).

A recuperação total do sistema com fornecimento de água a todas as regiões de Pontalina, incluindo os bairros mais distantes da Estação de Tratamento de Água e os da parte alta, está prevista para ocorrer ainda na noite deste domingo (5).

Segundo a Saneago, após a regularização do nível da água na área da captação foram iniciados os trabalhos de avaliação de todos os equipamentos e de limpeza da estrutura. Durante a noite, os motores passaram em uma estufa, garantindo a secagem adequada. Também foram executados os reparos nos demais equipamentos danificados pela inundação.

A companhia conclui que mais de 20 técnicos estiveram mobilizados desde o rompimento e que uma força-tarefa de diversas áreas da Companhia trabalha para a recuperação total do abastecimento.

Equipe dos Bombeiros de Morrinhos é enviada a Pontalina; assista aos vídeos
Equipe dos Bombeiros de Morrinhos é enviada a Pontalina (Foto: Leitora | Mais Goiás)

Defesa Civil sobre o rompimento

Segundo o Major Renato Simões, por volta das 12h do último sábado (4), a Defesa Civil foi acionada para atuação em Pontalina. “Ao analisarmos a situação e ver que não havia vítimas fatais e não seria necessária a atuação do Corpo de Bombeiros, começamos o levantamento das áreas de risco e todos os danos causados”, afirma.

O major diz que os danos causados não foram somente com o rompimento da barragem, mas também devido ao grande volume de chuva na cidade. “Isso ocasionou algumas cheias em lagos da região, resultando em água invadindo as casas. Ocorreu o comprometimento do abastecimento de água nas residências do município e agora o trabalho da Defesa Civil e dos demais órgãos responsáveis é monitorar toda a região da barragem para que não tenhamos novas ocorrências”, acrescenta Simões.

Segundo o major da Defesa Civil, a situação no momento está normalizada. “A causa principal de tudo isso foi o rompimento, pois essa água atingiu o córrego que margeia toda a cidade de Pontalina, causando grande parte dos transtornos, como a inundação de casas e até uma família desabrigada. Segundo o nosso levantamento, 24 residências foram atingidas, com 29 pessoas afetadas, sendo que duas perderam a casa e estão na casa de familiares”, conclui.