Abraço Negro deve reunir cerca de 1.500 pessoas na luta contra o racismo, em Goiânia
Após 16 edições a expectativa é de realizar o maior abraço coletivo da história de Goiás
Nesta segunda-feira (20) a partir das 9h, a Praça Tamandaré, em Goiânia, será abraçada por mais de 1.500 estudantes, profissionais da educação e parceiros na 17ª edição do projeto Abraço Negro, promovido pelo Sindicatos dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e entidades parceiras. A data é uma referência ao Dia Nacional da Consciência Negra. Além do tradicional abraço coletivo, também serão realizadas atividades culturais e artísticas.
O evento vai reunir o Movimento Negro e várias instituições, voluntários, além de escolas da rede municipal, estadual da Capital e de aparecida de Goiânia, em um abraço simbólico de luta contra o racismo e preconceito. Além da Capital, cerca de 10 cidades no interior realizaram abraço coletivo em um monumento público e promoverão atividades dentro das escolas da rede pública.
O projeto tem como propósito ampliar as discussões em torno das questões raciais, bem como, sensibilizar a sociedade e a comunidade estudantil de que racismo é crime, está presente em nosso cotidiano e precisa ser combatido.
Além da Praça Tamandaré, palco da 17ª edição do Projeto, outros monumentos públicos e praças de Goiânia já foram abraçados simbolicamente, a exemplo a Praça Cívica, Praça Universitária e Assembleia Legislativa de Goiás.