Abrigo de idosos de Santa Fé de Goiás tem surto de Covid-19
Ao todo, 12 pessoas testaram positivo. Suspeita é de que um dos funcionários tenha contraído a doença do coronavírus externamente e transmitido aos outros
Nove idosos e três funcionários de um abrigo de Santa Fé de Goiás, município a 260 quilômetros de Goiânia, testaram positivo para Covid-19 após a prefeitura submetê-los ao exame específico. A suspeita é de que um dos funcionários tenha contraído a doença do coronavírus externamente e transmitido aos outros, uma vez que o local não está recebendo visitas.
Ao Mais Goiás, o secretário de Saúde de Santa Fé, Carlos Antônio, informou que o surto de covid foi verificado na Casa de Apoio Vinhas do Rei, mantida pelo município, após um dos funcionários testar positivo. Segundo ele, o funcionário foi submetido ao exame na manhã da última sexta-feira (9) após apresentar sintomas de gripe.
Diante do resultado positivo, os outros funcionários e internos do abrigo também foram testados: dos 19 idosos que vivem na casa, nove estavam com Covid-19, além de outros dois funcionários. “A casa não tem visitação, não é aberta ao público porque não é hora disso. Provavelmente, foi um funcionário que trouxe a doença porque ele testou positivo primeiro”, pontuou Carlos.
O secretário destacou que nenhum dos positivados apresenta sintomas graves e nenhuma internação hospitalar foi necessária até o momento. Ele atribui isso ao fato de que todos já tomaram as duas doses da vacina contra o coronavírus.
Como meio de conter a disseminação do vírus, Carlos informou que os funcionários foram temporariamente afastados e um alojamento separado foi aberto para abrigar os idosos que testaram negativo. O secretário disse ainda que todos os idosos estão recebendo monitoramento médico constante.