Movimento

Academias e professores apostam que movimento de alunos vai se manter após carnaval

Profissionais da Educação Física chamam atenção para a importância do exercício físico o ano inteiro

Academias acreditam que não haverá alteração sazonal no movimento (Foto: Pexels)

Por Leonardo Calazenço, do Mais Goiás

Profissionais e empresários do ramo de Educação Física ouvidos pela reportagem do Mais Goiás apostam que o movimento nas academias de Goiânia continuará grande mesmo depois do Carnaval.

Milena Emídio Souza, gestora de uma academia de Goiânia, afirma que a busca por pacotes costuma crescer principalmente entre março e junho. ”Até o meio do semestre a gente chama de zona sazonal, onde tem um pico maior de vendas nas academias”, explica.

Por outro lado, segundo Milena, entre os meses de junho e julho, o número de pessoas que começam na academia diminui naturalmente por causa do período de férias. Já a partir de agosto a procura aumenta de novo. De acordo com a gestora, no mês de dezembro as academias já começam a registrar quedas no número de alunos matriculados.

Mas a gestora ressalta que é importante fazer exercício físico o ano inteiro, independente se seja antes ou após os festejos de Carnaval. ”O exercício é para sempre. Se você quer envelhecer bem e diminuir doenças que vem com a idade, faça exercícios”, pondera.

Como recuperar o excesso pós-carnaval?

Uma boa estratégia para voltar a rotina de exercícios físicos pós-carnaval, é recomeçar aos poucos. O personal trainer Thiago Pereira explica que o ideal é se exercitar de forma constante, respeitando seus limites até o corpo se adaptar novamente com a rotina. ”O importante é não parar”, destaca.

Para Thiago, o movimento nas academias apresenta uma pequena queda porque muitos vão demorar um pouco a se recuperar dos dias de festa do Carnaval, mas segundo ele, existe uma outra parcela de alunos que permanecem mesmo com o fim da folia.

”Por ter experimentado os benefícios do exercício físico, mesmo que por um pequeno período, eles vão continuar”, disse Thiago ao Mais Goiás.

Movimento contra o sedentarismo

A gestora Milena Emídio chama atenção porque hoje, o Brasil vive um grande problema até mesmo de mortes por causa do sedentarismo. Milena destaca que atualmente existe academia para todo mundo, e para todo tipo de bolso.

”As pessoas investem tanto dinheiro em Carnaval, pizza no final de semana, e são coisas que custam mais caro que uma academia. Essa é uma conta que a gente já fez e percebeu que muita gente gasta mais dinheiro em um sábado a noite numa pizzaria, do que na mensalidade de uma academia”, finaliza Milena.