Acampamento de treinamento em taekwondo tem 120 participantes, em Aparecida
O total de 120 atletas de quatro estados brasileiros e cidades da Região Metropolitana de…
O total de 120 atletas de quatro estados brasileiros e cidades da Região Metropolitana de Goiânia participaram do acampamento de treinamento intensivo de taekwondo no último fim de semana, em Aparecida. O Camping FGTKD 2021 aconteceu na Estação Cidadania-Esporte, no Parque Trindade III, Região Leste de Aparecida. Realizado pela Federação Goiana de Taekwondo em parceria com Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Na sexta (30), sábado (31) e domingo (1º), os atletas com idade de 7 a 45 anos, ligados à federação goiana e desportistas de Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal, realizaram diversas baterias de treinamentos na modalidade esportiva. O objetivo do treinamento intensivo era aperfeiçoamento de técnicas visando futuras competições. Uma delas, é a seletiva direta para o Grand Slam 2022, que serve como formação da seleção brasileira de taekwondo.
Aprimoramentos
Faixa preta na modalidade e praticante do esporte desde os oito anos de idade, Patrik Cardoso, 20 anos, acumula medalhas e troféus conquistados em competições nacionais e internacionais. Morador de Aparecida, ele participou do acampamento para aprimorar suas técnicas e também interagir com atletas de outras regiões do Brasil.
“É sempre bom estar em contato com outros atletas, com outros mestres. Esse tipo de evento serve para trocarmos experiências e aprofundar nossos conhecimentos no esporte”, declarou o atleta durante o acampamento.
Medidas sanitárias
De acordo com a prefeitura, o evento considerou as normas vigentes de prevenção à Covid-19 no município. Todos os atletas foram orientados a usar máscaras de proteção facial e manter o distanciamento social quando não estavam realizando os treinamentos. Álcool em gel também foi disponibilizado no espaço pela Secretaria de Esportes. Os atletas de outras regiões do País ficaram hospedados em hotéis de Aparecida.
Camping
Durante os três dias de acampamento, os atletas receberam orientações sobre alongamento e aquecimento, treinamento da prática Kyorugui, prática Poomsae, palestras sobre “Arbitragem Kyorugui” e a “A importância da alimentação nos treinos”.
“O camping é o treinamento obrigatório para aquele que integra a seleção goiana. É nele que preparamos nossos atletas da seleção para o retorno das competições que virão, sejam elas estaduais, nacionais e internacionais”, explicou o diretor técnico da Federação Goiana de Taekwondo, grão-mestre José Celestino Sobrinho. As principais competições visadas no treinamento são o Campeonato Centro-Oeste de Taekwondo, sediado em Goiás, que serve como seletiva direta para o Grand Slam 2022. O Grand Slam, forma a Seleção Brasileira de Taekwondo de 2022.
Destaque internacional
Três aparecidenses dos 25 atletas que integram a Seleção Goiana de Taekwondo, se destacam em títulos mundiais e internacionais. Dangela Guimarães foi campeã pan-americana na Costa Rica em 2017 e campeã sul-americana, na categoria Júnior em 2015; Patrick Cardoso ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial de Taekwondo, na categoria Júnior, na Tunísia, em 2018; Fernando Manrensa é medalhista no Mundial Militar de Taekwondo, em 2018.
“Nossa seleção é composta por vários campeões brasileiros e medalhistas internacionais, mas hoje a base da nossa seleção são os atletas de Aparecida, os principais do estado de Goiás”, declarou o diretor Técnico da Federação Goiânia de Taekwondo.