Ação da PF mira fraude de seguro de veículos em Goiás e outros três estados
Uma força-tarefa de Segurança Pública do Estado de Goiás deflagrou nesta quinta-feira (4) operação que…
Uma força-tarefa de Segurança Pública do Estado de Goiás deflagrou nesta quinta-feira (4) operação que investiga fraude de seguro de veículos automotores e de carga. Ao todo, os policiais cumprem 3 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Aragarças e Goiânia, no estado de Goiás, Barra do Garças, Confresa, ambas no Mato Grosso, Santana do Araguaia (Pará) e Londrina (Paraná).
As investigações tiveram início em outubro de 2022, a partir do conhecimento de que uma suposta
organização criminosa estaria atuando na prática de delitos, como comunicação falsa de crime, estelionato, receptação e lavagem de dinheiro.
Segundo as apurações, os criminosos comunicavam falso crime contra o patrimônio (como furto ou roubo do veículo automotor segurado ou de cargas), no qual o criminoso se passava por vítima. Com isso, ficava apto ao recebimento do valor correspondente ao bem segurado. Posteriormente, as cargas seguradas eram vendidas a terceiros e os veículos eram entregues a proprietários de “desmanches”.
A Polícia Federal aponta que o combate a este tipo de delito repercute inclusive na precificação dos prêmios de seguros, seja porque a seguradora reajusta o preço com base no desequilíbrio da carteira, ou porque já inclui antecipadamente no preço da apólice um valor para fazer frente às fraudes que ela indenizará.
A força-tarefa conta com 70 policiais e é coordenada pela Polícia Federal, sendo composta pela PMGO, Secretaria Nacional de Políticas Penais e Polícia Penal do Estado de Goiás.