Outubro Rosa

Ação de combate ao câncer de mama terá palestras e mutirão de cirurgia plástica

O intuito das ações é chegar a um diagnóstico precoce contra o câncer e ter chances maiores de remissão no tratamento. Iniciativa é do Hospital Araújo Jorge

O Hospital Araújo Jorge recebeu na última semana um novo acelerador linear, tecnologia de ponta que ajudará pacientes na luta contra o câncer. O equipamento, adquirido há alguns meses, deverá ampliar em cerca de 30% a quantidade de pacientes atendidos diariamente no setor de Radioterapia. O investimento foi de R$ 7 milhões, e custeado com recursos do próprio hospital.

A Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) e o Hospital de Câncer Araújo Jorge lançam a campanha “Outubro Rosa 2019” com a mensagem “Lute contra o câncer de mama” para incentivar mulheres a praticarem o autoexame em busca de alterações perceptíveis nos membros. O intuito é chegar promover um diagnóstico precoce contra a doença, que pode dar mais chances de remissão dos tumores. O hospital fará também um mutirão de cirurgias plásticas com dez mulheres que passaram pela mastectomia, a retirada total ou parcial das mamas.

A abertura do evento será dia 4 de outubro com a palestra do médico cirurgião oncológico Renê Augusto Almeida de Souza, da equipe de médicos do Hospital Araújo Jorge, que abordará o tema: “É possível prevenir o câncer”. Outra exposição sobre o assunto será ministrada com o doutor em Biologia Celular e Molecular, César Vilanova Costa, com o tema tratará  de “Câncer de mama – o que meus genes têm a dizer?”.

As ações do mês contra o câncer vão contar com testemunhos de ex-pacientes, como o de Enid do Socorro Martins, atual colaboradora do Araújo Jorge. Ela irá falar de sua história, desde o diagnóstico até o tratamento. As nutricionistas Larissa Vaz Gonçalves e Neusa Dias de Moura do hospital falarão sobre a alimentação como componente na proteção contra o câncer e apresentarão um e-book com dicas de nutrição.

No decorrer do mês de outubro as unidades mantidas pela ACCG, Hospital de Câncer Araújo Jorge e Unidade Oncológica de Anápolis, promoverão várias atividades voltadas para pacientes, acompanhantes e colaboradoras internas. No dia 24 de outubro, o Hospital de Câncer Araújo Jorge realizará um mutirão de cirurgia plástica de reconstrução mamária para dez mulheres que passaram pela mastectomia,  a retirada de uma ou das duas mamas em decorrência do aparecimento de tumores.